Londres Áspero e resistente, Levis foi o jeans americano original. Mas a marca não conseguiu acompanhar o ritmo das inovações dos estilistas nem o preço baixo das concorrentes e já está "por baixo" há mais de uma década. A decadência vagarosa desta supermarca parece estar ligada a um dos mais duradouros clichês do mundo da moda: são os detalhes que fazem a diferença.
O detalhe em questão mede 12cm x 10cm, mas foi capaz de provocar o que está se tornando a maior batalha jurídica da indústria da moda. O bolso de trás do jeans da Levis, decorado com dois arcos que se interseccionam e uma simples etiqueta de tecido, têm sido, como alega a Levis, "copiados descaradamente" por outras marcas de roupas jeans. Desde 2001 a empresa já entrou com mais de 100 processos por violações de marca contra outras fábricas de jeans, entre elas Von Dutch, Fossil, Republic e Rock &am, alegando especialmente a questão do bolso de trás. Até agora, milhares de calças jeans em estoque foram destruídas e as indenizações devem atingir a casa dos milhões. Mesmo assim, o dinheiro é o menor dos problemas. Para falar a verdade, dinheiro não é problema algum. Um dos casos julgados resultou em uma indenização de US$ 5 mil, o que mal cobre os custos do processo. "Os procedimentos estão de acordo com os de qualquer outra empresa que tem sua marca registrada reconhecida mundialmente", diz Thomas Onda, advogado para propriedade intelectual da empresa. Há quem veja de maneira diferente. Estes processos são os últimos suspiros de uma empresa arrasada.