- Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o papel do governo federal na alta da taxa de juros, a Selic - a primeira promovida pelo Banco Central desde 2022.
*) Mais de dois anos depois, a taxa básica de juros volta a subir no país. Uma alta que já era esperada pelo mercado e que deve abrir uma esteira de novos aumentos nos próximos meses.
A decisão, tomada por unanimidade pelo Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, levou a Selic de 10,5% para 10,75% ao ano como forma de esfriar a economia, que anda mais aquecida do que o esperado e, como consequência, vem empurrando para cima a inflação.
O panorama atual da economia brasileira, caracterizado por um Produto Interno Bruto (PIB) movido a consumo, é fruto de iniciativas do governo federal, que fizeram a economia crescer além do que poderia. O resultado? Mais demanda do que oferta e preços avançando de acordo, conforme rege o velho princípio econômico.
Este é o podcast 15 Minutos que, neste episódio, fala sobre o papel do governo Lula na alta da taxa Selic, a primeira promovida pelo Banco Central desde agosto de 2022. O convidado para esta análise é o jornalista Fernando Jasper, editor de Economia da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Cristina Seciuk; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; sonorização: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast