As tardes de domingo já não são as mesmas em Curitiba. Os estacionamentos dos parques de lazer têm menos concorrência do que os dos supermercados. A própria Apras detectou que o domingo só perde para o sábado em faturamento. Agora, as pesquisas oficiais já expressam essa movimentação em números, como reflexo direto do aquecimento econômico, ainda que ele esteja aquém das necessidades do país.
Faz pelo menos dois anos que o consumo das famílias tem sido o principal responsável pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Os últimos dados divulgados pelo IBGE mostram que ele cresceu 6% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2006. Este foi o 14.º aumento seguido no consumo das famílias brasileiras. Na mesma comparação, o PIB brasileiro cresceu 4,3%. Veja o gráfico.
Muita ginástica...
Inovação é a palavra de ordem para quem quer vencer a concorrência da chuva de importados que o dólar baixo está trazendo para o mercado interno. A paranaense Technotraining, fabricante de equipamentos para academias de ginástica, fisioterapia e medicina estética, acaba de lançar o Pulse, uma plataforma vibratória para a prática de exercícios. O produto não tem similar produzido no Brasil.
...e pedaladas
A empresa vem pedalando para manter-se líder no estado no segmento de "bicicletas indoor", para a prática de spinning. A fábrica fica em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, vende seus produtos em todo o Brasil e exporta para a França, Estados Unidos e Itália. Desde que iniciou as atividades, em 2002, a empresa vê o faturamento crescer de 60% a 70% por ano.
Para carioca ver
A partir de julho, as redes de supermercados e farmácias do Rio de Janeiro vão vender os produtos da paranaense Pro-Care Cosmética, como lenços umedecidos e demaquilantes. A marca já aparece nas prateleiras do Norte e Nordeste.Maio redondo
A AmBev convida ao brinde para comemorar os dados de participação no mercado de cervejas no Paraná. De acordo com o levantamento A/C Nielsen de maio, a liderança continua com a Skol, cuja participação (30,4%) cresceu em relação ao mês anterior. A Brahma abocanhou 16,5% do mercado, contra 16,3% em abril. A principal concorrente, a Femsa, não foi tão bem: a participação da Kaiser caiu de 16,6% para 15,4%, e a da Sol, de 1% para 0,9%.
Urgência
Faltou uma medida simples e eficiente no pacote do governo para compensar as perdas dos exportadores com o dólar baixo, diz o advogado Gílson Faust, da Pactum Consultoria Empresarial. Trata-se da redução ou eliminação da alíquota da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) nas transações de exportação. Seria também uma forma de o governo cumprir o texto constitucional, que proíbe a incidência de contribuição social em receitas de exportação.
Carne boa, mas fraca
O mercado de carnes do Paraná rende uma notícia boa e outra ruim. A boa é que o Egito deve levantar o embargo à carne do estado o que elevará os embarques de 1,8 mil toneladas/mês para 3 mil toneladas/mês. As cerca de 200 fábricas do estado, bastante ociosas, agradecem. A ruim é que só em março e abril o estado deixou de abater 15 mil cabeças de gado com o fechamento do frigorífico Garantia, de Maringá. Após parar a produção, ele foi comprado pelo JBS, que marcou a reabertura para setembro.
Relógio de luxo
O consumidor paranaense mais abonado terá novo endereço, ano que vem, para gastar seu dinheirinho. A Rado Switzerland, marca suíça de relógios do Swatch Group, pretende abrir loja em Curitiba, que é a terceira de seis cidades brasileiras na lista de investimentos. A primeira loja foi inaugurada esta semana em São Paulo e logo será a vez do Rio de Janeiro. Cada relógio, feito com tecnologia à prova de risco e materiais nobres como ouro e diamante, custa em média R$ 4 mil.
Aposta alta A fabricante suíça está apostando alto no Brasil. É a primeira vez que abre loja fora da Europa e da Ásia. Só no Shopping Morumbi, em São Paulo, a Rado espera vender 7 mil relógios até o fim do ano.
Diretoria nova
Os projetos de ampliação nacional e internacional da Bematech, fabricante paranaense de equipamentos de automação comercial, motivaram a criação de uma nova diretoria, a de Assuntos Corporativos. A função ficará a cargo de Marcelo Coppla, que era responsável pela área de desenvolvimento de negócios.
Mármore para todos
Aproveitando o gás que a construção civil tem dado aos fornecedores de matéria-prima, a Michelangelo Mármores e Granitos, de Curitiba, abriu o olho para a classe média. A campanha "Você pode se dar a esse luxo" oferece descontos de até 40% em vários tipos de pedra. Vai até 25 de julho.