Tela do Youppie: 100 mil usuários cadastrados e a ambição de atingir 1 milhão em quatro meses| Foto: Divulgação/Youppie

Ameaça

Facebook pode ser alvo de ataques em novembro

Hackers que podem fazer parte de uma facção dissidente do grupo Anonymous ameaçaram lançar um ataque em novembro para "matar" a rede social Facebook, mas sua identidade e o objetivo dessa ameaça continuam pouco claros. Em um vídeo publicado no YouTube com o selo Anonymous, afirmam que a "Operação Facebook" será realizada em 5 de novembro com o objetivo de destruir a rede social, acusada de comprometer a privacidade de seus 600 milhões de usuários. Um porta-voz do Anonymous, entretanto, afirmou à agência de notícias AFP que os responsáveis do grupo não sabem como encarar a suposta ameaça, afirmando que a organização não tem uma estrutura de comando precisa e que seus membros ocultam sua identidade. O Facebook, por sua vez, se recusou a comentar o caso.

CARREGANDO :)

Rede lança comunicador para celular criado por ex-funcionários do concorrente

O Facebook lançou na terça-fei­­ra um aplicativo de mensagens para iPhones da Apple e os smartphones equipados com o sistema operacional do Google, o An­­droid. O aplicativo Messenger pode ser usado para trocar mensagens com amigos no Facebook e outras pessoas na lista de contatos telefônicos de um usuário, in­­formou a engenheira Lucy Zhang no blog do Facebook.

Leia a matéria completa

Google+ proíbe apelidos e pseudônimos em perfis

Quem desrespeita a regra pode até ter seu perfil desativado. Foi o que acon­­teceu com diversos usuários brasileiros nas últimas se­­manas.

Leia a matéria completa

Publicidade
Mandelbaum: investimento de R$ 5 milhões

Você precisa de uma nova rede social? Trocaria a que usa por ou­­tra? O empresário Denis Man­­del­baum aposta que, em breve, milhões de pessoas vão responder "sim" a essas perguntas. E vai além: diz que a substituta será a hoje embrionária Youppie, rede que ele criou em parceria com o também empresário Bernardo Schucman.

"É um ciclo. O MySpace foi muito popular no passado e foi substituído. Nesse primeiro momento, queremos ser mais uma aba aberta no navegador. Substituir o Facebook é um desafio um pouco distante agora. Mas no longo prazo, acho que teremos uma posição bem especial." O site ww.youppie.com.br tem hoje cerca de 100 mil usuários cadastrados. Man­delbaum espera que a rede chegue a 1 milhão de usuários em quatro meses, e não esconde que tem planos ambiciosos pa­­ra o que chama de "evolução das redes sociais".

O projeto foi desenvolvido ao longo de três anos e custou algo em torno de R$ 5 milhões. Além dos recursos de interatividade que também estão disponíveis nos concorrentes, o diferencial da rede é a possibilidade de criar ca­­nais de áudio e vídeo para interação em tempo real. Cada canal pode reunir até sete pessoas conversando – e não há limite para o número de usuários assistindo. "A interação em tempo real é muito mais di­­nâmica, abrangente e eficaz", garante o empresário. "Junta­mos o que há de melhor em cada uma das redes, com esse diferencial."

O visual do Youppie é bastante parecido com o do Face­book, com a diferença dos ca­­nais, que ficam disponíveis na parte superior da tela. Não é preciso instalar ne­­nhum programa no computador – o acesso aos canais é feito pelo próprio site. "Desenvolve­mos uma tecnologia muito avançada. É muito simples de usar, basta apenas ter uma webcam. E todo mundo pode assistir, ao vivo, o que as pessoas estão conversando", explica o empresário.

Corporativo

Publicidade

Mandelbaum aposta que a ferramenta vai despertar o interesse dos jovens e também do mercado corporativo – que pode usá-la para fazer reuniões, por exemplo. Os empresários pretendem lançar, em breve, uma versão do site em que as empresas poderão personalizar o uso da ferramenta e usá-lo para conversa com clientes.

Nas próximas semanas também deve entrar no ar a Youppie TV, um canal com programação exclusiva para o site. "Inicial­men­te teremos programa uma vez por semana. Já estamos fe­­chando parcerias com artistas e pessoas famosas, que ficaram cerca de 40 minutos interagindo com os usuários."