O que devo fazer se estiver com bilhete da Varig e a rota ou o vôo tiverem sido cancelados?
1. A Anac pôs em prática um plano de emergência para ajudar passageiros nesta situação. A agência está acomodando os passageiros em vôos de outras companhias nacionais, como TAM e Gol, ou em vôos de empresas internacionais que têm code share com a Varig, como a Lufthansa.
2. A agência também trabalha com a hipótese de fretar aviões para atender os passageiros, se for necessário.
3. O passageiro deve procurar o balcão da Anac no aeroporto e a agência deve se responsabilizar por procurar assentos em outras companhias.
4. Outra opção, recomendada pelo Procon-SP, é procurar o agente de viagens para que ele faça a troca da passagem.
O que devo fazer se estiver na Alemanha acompanhando a Copa ou no exterior e minha rota ou vôo da Varig forem cancelados?
1. O passageiro deve procurar a embaixada ou consulado para entrar em contato com a Anac.
2. Se não houver disponibilidade de vôos, a Anac pode ter que arcar com as despesas extras de hospedagem do passageiro, segundo o Procon-SP.
3. O consumidor também pode tentar fazer a troca do bilhete por meio do agente de viagens.
O que devo fazer se me sentir prejudicado pela espera por assentos?
1. De acordo com o Procon-SP, o consumidor tem direito a receber uma restituição se houver dano material. Se houver prejuízo moral, o consumidor deve procurar a Justiça.
2. O plano de emergência da Anac vale apenas até sexta-feira, quando vence o prazo para que a NV Participações deposite os US$ 75 milhões para pagamento de dívidas da Varig.
Quais rotas da Varig serão mantidas?
De acordo com o TGV, serão mantidas as rotas mais rentáveis, pelas quais há mais procura dos consumidores.
Ocorrerão mais cancelamentos de vôos?
Com número menor de aeronaves em operação, deve haver novos cancelamentos.