A tecnologia LTE, apelidada de 4G, trará mais velocidade e novas funções para a internet móvel. Conheça um pouco sobre ela.
O que é
Long Term Evolution (em português, "Evolução de Long Prazo") é um padrão de comunicações desenvolvido pelo 3rd Generation Partnership Project, um consórcio de operadoras e pelo European Telecommunications Standards Institute. Seu objetivo é aumentar a velocidade de transferência de dados em sistemas de telefonia móvel.
Onde já existe
Há operações comerciais de LTE na Noruega, na Suécia e nos Estados Unidos (limitada à região de Las Vegas, e apenas pela operadora Metro PCS). Há testes em diversos outros países.
Equipamentos e fornecedores
Muda praticamente tudo, desde a infraestrutura de rede das operadoras (como a antena ao lado) até os aparelhos a serem usados pelo consumidor final. Em termos de infraestrutura, Ericsson e Motorola têm se esforçado para apresentar-se à frente. Empresas como LG e Samsung têm lançado modems e smartphones compatíveis.
Rapidinho
A velocidade de downloads na tecnologia LTE chega a 100 megabits por segundo. O padrão atual, 3G, atinge 14,4 megabits por segundo em condições ideais normalmente, os usuários ficam com números bem mais baixos.
Multimídia
Acredita-se que o LTE permitirá a criação de novos serviços, que exijam altas taxas de transmissão de dados. Entre elas estariam experiências mais avançadas de televisão pela internet, jogos on-line com maior resolução e videoconferências sem "engasgos".
Prazos
Se a Anatel realmente leiloar as frequências destinadas ao LTE em fevereiro, o lançamento das redes deve ocorrer em 2013, alguns meses antes do prazo anteriormente citado pela agência para colocar a tecnologia nas mãos do consumidor.