O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desafiou a nação neste sábado a descobrir "oportunidades" nestes tempos de turbulência econômica. "É o que podemos e devemos fazer hoje. E tenho certeza de que é o que vamos fazer", disse Obama em seu discurso semanal, transmitido por rádio e internet.
Nessa sexta-feira, o Departamento de Trabalho dos EUA divulgou que outros 651 mil empregos foram eliminados em fevereiro. A taxa de desemprego atingiu 8,1% no mês passado, a mais alta em mais de 25 anos.
Obama reiterou que ele e sua equipe estão tomando medidas para a criação de empregos no curto prazo e solucionar outras questões como a escassez de crédito, a crise hipotecária e a reforma do sistema público de saúde. Em relação ao último ponto, Obama disse que espera assinar ainda este ano uma nova lei para a saúde pública dos EUA, que é a mais cara do mundo e deixa cerca de 48 milhões de americanos sem cobertura.
"Nossas ideias e opiniões sobre como conduzir esta reforma vão variar, mas nosso objetivo deve ser único: serviços de qualidade e acessíveis para todos os americanos, que não mais sobrecarreguem os orçamentos das famílias, das empresas e de nosso governo", disse Obama. O presidente afirmou ainda que os EUA continuarão enfrentando dias difíceis, mas concluiu seu discurso com um tom esperançoso. "Este é um momento de desafio para nosso país. Mas já enfrentamos grandes provações no passado. E, a cada obstáculo, cada geração descobriu não apenas como seguir em frente, mas a prosperar, a descobrir grandes oportunidades no meio de uma grande crise", disse.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Tarcísio anuncia advogado filiado ao PT como novo ouvidor da Segurança Pública em São Paulo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast