O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta segunda-feira (9) que a "paralisia" de Washington no que diz respeito à aprovação do pacote de ajuda à economia pode "aprofundar o desastre" no país.
Obama afirmou que o pacote de estímulo econômico que está sendo analisado pelo Congresso dos EUA tem "o tamanho correto" para combater a crise financeira. Ele voltou a advertir que os problemas do país vão piorar se o pacote, de cerca de US$ 825 bilhões, não for aprovado rapidamente.
O pacote já foi aprovado na Câmara e deve ser votado ainda nesta semana no Senado.
"Ele tem o tamanho certo, tem a 'mira' certa. Falando amplamente, eles tem as prioridades certas para criar empregos que vão alavancar a nossa economia e transformá-la para o século 21", disse Obama sobre o pacote em ato em Elkhart, Indiana.
O local foi escolhido para o ato porque é uma das cidades com maior índice de desemprego no país (15%). "O povo aqui de Elkhart e de todos os Estados Unidos precisa de ajuda agora mesmo, e não pode esperar pelo pessoal de Washington para fazer as coisas", disse Obama.
"Posso dizer com completa confiança que o atraso sem fim ou a paralisia em Washington em face da crise só vão aprofundar o desastre", disse o presidente.
Na noite desta segunda-feira, Obama dá sua primeira entrevista coletiva como presidente. A defesa da aprovação do resgate econômico deve ser o assunto principal, dizem analistas.