O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeará nesta segunda-feira o economista Alan Krueger como chefe de sua equipe de assessores econômicos, posto no qual substituirá Austan Goolsbee, informou uma fonte da Casa Branca.

CARREGANDO :)

Krueger, de 50 anos, foi secretário adjunto para política econômica do Departamento do Tesouro nos primeiros dois anos do governo Obama, e recentemente tinha retomado seu trabalho na Universidade de Princeton, segundo a fonte, que pediu anonimato.

O economista substituirá agora Goolsbee, chefe do Conselho Presidencial de Assessores Econômicos da Casa Branca, que voltará a seu antigo trabalho na Universidade de Chicago.

Publicidade

Durante sua etapa no Departamento do Tesouro, Krueger trabalhou em alguns programas de incentivo fiscal para aumentar a oferta de empregos no país, uma experiência que seguramente deverá aplicar agora na Casa Branca.

Embora a economia dos EUA tenha obtido em julho um lucro líquido de 117 mil postos de trabalho, continua sendo motivo de preocupação o alto índice de desemprego (9,1%), perspectiva que se manterá pelo menos até 2014, de acordo com os últimos cálculos do Escritório de Orçamento do Congresso.

Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu em um ritmo anual de 1% no segundo trimestre de 2011, o que demonstra que a economia está crescendo lentamente em um contexto de medo de uma possível recaída na recém superada recessão.