O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, indicou neste sábado (7) que sua resolução de ano novo é "restabelecer a economia americana" e assegurar que as famílias de classe média "recuperem a segurança perdida" na última década.
Em sua mensagem radiofônica semanal, Obama ressaltou que "o maior desafio que enfrentamos como país é restabelecer nossa economia de modo que novamente o trabalho duro obtenha resultados".
"Temos que continuar reconstruindo nossa economia de modo que todos tenham uma oportunidade justa, todos façam o que é justo fazer, e todos obedeçam às mesmas regras", acrescentou.
Neste sentido, o presidente americano reafirmou novamente a importância da nomeação de Richard Cordray, apesar da oposição republicana, para liderar a Agência de Proteção Financeira ao Consumidor.
"Não podemos retornar à época em que o sistema financeiro plantava armadilhas para os habitantes comuns e correntes. Para mim, essa não é uma opção, não após tudo o que passamos", insistiu.
Além disso, Obama destacou os bons dados relativos ao desemprego em dezembro, mês no qual foram criadas 212 mil novas vagas e a taxa de desocupados caiu a 8,5%.
"Estamos encaminhados na direção correta", garantiu Obama, que destacou que os EUA começaram 2012 com um aumento na manufatura e com a indústria automobilística em vias de restabelecer-se.
Por fim, o presidente americano anunciou que na próxima semana promoverá na Casa Branca um fórum denominado "Importação de empregos americanos", no qual se reunirá com empresários que estão trazendo os empregos outra vez ao país.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast