O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentará ao Congresso nesta semana uma proposta orçamentária que busca reduzir à metade o déficit até 2013, informou ontem o jornal The Washington Post. O documento que Obama apresentará ao Congresso na próxima quinta-feira inclui um aumento nos impostos para as empresas e os ricos, além da redução nos gastos com os conflitos no Iraque e no Afeganistão, segundo funcionários do governo citados pelo jornal.
O resumo da proposta abordará a crise econômica atual, assim como o já elevado déficit nacional, aumentado pelo plano de estímulo de US$ 787 bilhões, promulgado há uma semana, e pelo resgate financeiro de Wall Street.
O líder americano aproveitará a ocasião para pressionar outras prioridades legislativas de seu governo e que fizeram parte de suas promessas eleitorais, incluindo mudanças nas políticas ambientais e a expansão da cobertura médica.
No sábado, em seu pronunciamento semanal de rádio, Obama disse que vai convocar uma cúpula fiscal para discutir a situação do déficit orçamentário do país. O encontro reunirá especialistas independentes, representantes de sindicatos, congressistas e membros de outros grupos para discutir um projeto.
Rombo
Neste ano, o déficit fiscal americano deve atingir US$ 1,2 trilhão, e o rombo nas contas do país pode passar de 10% do Produto Interno Bruto com as medidas já adotadas para tentar restaurar a economia dos EUA.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast