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Concessão

Odebrecht vence disputa por BR-163 no trecho do MT

O leilão de concessão para explorar a BR-163, em Mato Grosso, ocorrido nesta quarta na sede da BM&FBovespa, foi vencido pelo grupo Odebrecht S/A na disputa que reuniu sete grupos empresariais ou empresas individuais | Marcelo Camargo / Agência Brasil
O leilão de concessão para explorar a BR-163, em Mato Grosso, ocorrido nesta quarta na sede da BM&FBovespa, foi vencido pelo grupo Odebrecht S/A na disputa que reuniu sete grupos empresariais ou empresas individuais (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

A Odebrecht venceu a disputa pela concessão da BR-163, no trecho que passa por Mato Grosso, ao fazer proposta de R$ 0,02638/km, num desconto de 52,03% em relação à tarifa-teto indicada pelo governo, que era de R$ 0,0550. A Triunfo Participações e Investimentos fez a segunda melhor proposta, de R$ 0,0297/km por BR-163 (MT), num deságio de 46%. A Invepar faz a quarta melhor oferta, de R$ 0,03130/km por BR-163 (MT), com desconto de 43,09% frente à tarifa máxima permitida.

A CCR propôs tarifa de R$ 0,0345/km, o que corresponde a um deságio 35,54%, enquanto o Consórcio Integração, liderado pela Fidens Engenharia, em parceria com Construtora Aterpa M. Martins Via Engenharia, Construtora Barbosa Mello e Carioca Chistiani-Nielsen Engenharia, ofereceu R$ 0,03779/km, com desconto de 31,29%.

O Consórcio Rota do Futuro, liderado por EcoRodovias, ofereceu tarifa de R$ 0,03977/km por BR-163 (MT), deságio de 27,69%. O menor desconto foi proposto por Galvão Engenharia, que sugeriu tarifa de R$ 0,05335/km, apenas 3% abaixo da tarifa teto.

A concessão da BR-163 (MT) tem 850,9 quilômetros de rodovias, incluindo 822,8 quilômetros de extensão da BR e outros 28,1 quilômetros da MT-407. A concessão terá 30 anos e exigirá investimentos de R$ 4,6 bilhões, sendo R$ 2,4 bilhões nos primeiros cinco anos.

"Estamos apostando no crescimento do agronegócio", diz Odebrecht

O diretor da Odebrecht Transport Renato Melo disse que a aposta da sua empresa é no crescimento do agronegócio na região. "A região tende a ter um crescimento do PIB maior do que o do PIB brasileiro. Estamos estudando isso há mais de um ano e meio. Por isso a nossa oferta. Nossos concorrentes acordaram um pouco mais tarde para isso."

Segundo ele, o pedágio deve começar a ser cobrado no 18º mês a partir do início da concessão. O contrato determina que isso aconteça quando 10% das obras de duplicação da rodovia estiverem prontas. A Odebrecht administrará a rodovia por 30 anos.

Na semana passada, a Odebrecht já tinha feito uma oferta de R$ 19 bilhões pelo aeroporto do Galeão, no Rio, um valor quase 300% acima do lance mínimo. Sobre o apetite da empresa, Melo disse que a empresa deve continuar perseguindo projetos de infraestrutura que considere atraentes.

O governo deve leiloar novas rodovias até o final do ano, como a continuação da BR-163 no Mato Grosso do Sul e a BR-040 entre Brasília e Juiz de Fora.

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