A oferta das companhias aéreas brasileiras cresceu 8,86% no mercado doméstico em março na comparação com fevereiro, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Já a demanda, na mesma base de comparação, cresceu em ritmo menor, em 7,7%. Com isso, a taxa de ocupação média (load factor) recuou 0 77%, para 71,29%.
Na comparação com março de 2012, feita com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a oferta apresentou leve alta, de 0,2%, enquanto a demanda cresceu 8,7%, levando a taxa de ocupação a uma expansão de 5,5%. Conforme a Abear, a TAM ficou com 39,52% de participação de mercado e manteve a liderança, seguida pela GOL, com 36,43%. O grupo Azul/Trip ficou com 16,85% e a Avianca, com 7,2%.
A oferta é medida em assento-quilômetro (ASK) das quatro companhias associadas da Abear, enquanto a demanda é calculada a partir dos dados de passageiros-quilômetros pagos (RPK). A Abear informou também que o número de passageiros transportados cresceu 13,01% em março ante fevereiro, chegando a aproximadamente 6,2 milhões de embarques.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast