Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Filmes

Oferta de lançamentos por streaming é limitada

Levantamento mostra que serviços on demand e de streaming ainda têm muito a crescer para alcançar locadoras físicas

Veja quais serviços têm mais filmes da lista das 20 maiores bilheterias do Brasil no ano passado |
Veja quais serviços têm mais filmes da lista das 20 maiores bilheterias do Brasil no ano passado (Foto: )
Saiba como funciona e quais os preços de cada um dos serviços |

1 de 2

Saiba como funciona e quais os preços de cada um dos serviços

Confira algumas opções de Set-top box |

2 de 2

Confira algumas opções de Set-top box

Entre os 20 filmes com maior bilheteria no Brasil no ano passado, nem todos podem ser assistidos sem a necessidade de uma cópia física do DVD ou do Blu-Ray. Embora todos já estejam nas locadoras, nos serviços de filmes on demand e de streaming a oferta é mais escassa. De acordo com o levantamento feito pela reportagem, o NetMovies e a Blockbuster Online, que fazem a locação do DVD e entregam e recolhem os filmes em casa, a lista está completa ou quase completa. Nos serviços Now Net On Demand, iTunes e GVT On Demand, há entre 8 e 14 filmes da lista de mais vistos do ano passado – cinco títulos da loja da Apple, porém, estão disponíveis apenas para compra. Sky Online tem 7 e Terra TV, 6 (e um para venda). O Netflix não possui nenhum dos lançamentos. A pesquisa foi feita na semana passada. Filmes que já estiveram disponíveis em algum momento, mas que por algum motivo foram retirados do catálogo, não foram contados como disponíveis.

Dante Compagno, diretor de TV por assinatura da GVT, explica que os filmes dos serviços on de­­mand precisam respeitar um período pré-estabelecido pelos estúdios entre a saída do cinema e a che­­gada às lojas das operadoras. "Normalmente, leva 120 dias. Mas o filme pode ficar na lista de lançamentos dos seviços on demand por apenas 90 dias. Depois disso, sai da loja para ser transmitido pelos canais de filme premium, como HBO e Telecine, e só voltam para a sessão de catálogo após ter passado pela TV aberta, o que pode levar até dois anos", conta. Segundo ele, os filmes hoje chegam às locadoras físicas no mesmo dia que ficam disponíveis nos serviços on demand.

No caso da Sky Online, a média é um pouco maior. "A entrada de filme na grade de qualquer serviço de locação de conteúdo obedece uma ordem que é chamada de janela", diz Regina Von Zuben, diretora de produtos da Sky. "Em média, um filme estará no Sky Online de 4 a 6 meses depois seu lançamento no cinema. A Sky então faz acordos com os estúdios e seleciona os filmes que quer exibir. A estratégia da empresa neste sentido é trazer o que há de mais relevante para o assinante."

Por enquanto, a Sky vende ou aluga os filmes por unidade, mas pretende lançar um programa de assinatura, ao estilo do Netflix. Bem mais barato, a R$ 14,90, é um serviço mais voltado a cinéfilos ou a quem gosta de filmes mais antigos, já que o acervo é menos atualizado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.