Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Emprego

Oferta de vagas cresce, mas em ritmo mais lento

Brasília (Folhapress) – A criação de empregos formais em agosto teve uma leve melhora em agosto na comparação com o mês anterior. No mês passado, foram criados 135.460 novos postos de trabalho com carteira assinada no país, contra 117.473 vagas criadas em julho. No entanto, o resultado é menor do que o registrado em agosto de 2004, quando foram criados 229.757 vagas formais. Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Ministério do Trabalho.

"Em 2005 continua em crescimento com um ritmo menor que o do ano passado, mas maior que o dos anos anteriores", disse o ministro Luiz Marinho (Trabalho). Para o ministro, com o início da redução de juros, o ritmo de crescimento da economia deverá acelerar, o que será refletido na criação de empregos formais. Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa básica de juros da economia de 19,75% ao ano para 19,5% ao ano.

Marinho espera um crescimento da economia de 4% neste ano e a criação de ao menos 1,2 milhão de empregos formais. No acumulado do ano até agosto, foram criados 1.276.066 postos de trabalho com carteira assinada, mas o ministro lembrou que em dezembro o saldo entre empregados e desempregados deverá ficar negativo em mais de 300 mil.

A criação de emprego só foi negativa em agosto no setor agropecuário (1,37%). Isso porque a safra do café está no fim, o que teve impacto no mercado de trabalho de Minas Gerais e Espírito Santo. O maior crescimento ocorreu no setor de construção civil, com 1,69% (saldo de 18.285 novos postos). A criação de empregos no setor de serviços foi de 70.181 em agosto, um aumento de 0,7%. Por região, o Sudeste foi a que mais criou vagas, com 73.196 empregos com carteira assinada. Os dados da evolução do emprego no Paraná ainda não foram divulgados pelo Ministério do Trabalho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.