No dia 3 de setembro comprei um celular (modelo Samsung Chat C3222, preto, desbloqueado) no Carrefour.com.br, pelo preço promocional de R$ 99, conforme anunciado no próprio site da empresa. No mesmo dia recebi por e-mail a confirmação do pedido, com o prazo de entrega de até sete dias úteis após a confirmação do pagamento. No dia 3/9, recebi um e-mail com a confirmação do pagamento e a liberação do pedido.
Três dias depois, entretanto, recebi um terceiro e-mail, dizendo que a transportadora informou ao Carrefour "que a entrega do pedido foi recusada no momento do recebimento". A tentativa de entrega nunca ocorreu, assim como a suposta recusa da minha parte.
Entrei em contato com Central de Atendimento e fui informada pela atendente Alessandra que meu pedido havia sido cancelado por sua supervisora porque o site informava um valor errado. Me sinto enganada, porque a empresa usou de má-fé, por enviar um e-mail dizendo que eu havia recusado o pedido, quando ele foi cancelado pela supervisora sem ao menos eu ter a oportunidade de saber do cancelamento.
A atendente disse que eu não poderia fazer mais nada, deveria apenas escolher a maneira para ser ressarcida. Mas eu não tenho culpa se o valor estava errado. Não agi de má-fé, já que fiquei sabendo do celular por um banner promocional, divulgado pela empresa.
Neste caso, o Código de Defesa do Consumidor prevê que "o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade". Essa possibilidade, entretanto, não me foi oferecida pela empresa.
Quero deixar bem claro que, pela minha escolha, quero o celular que comprei por R$ 99. Não quero outro produto, não quero ressarcimento. Não aceito a resposta da empresa e mais uma vez peço que meu celular seja entregue até o dia 14, conforme compromisso assumido no momento da compra.
Merli Regina Garbrecht dos Santos, Secretária
Resposta
O Carrefour.com.br agradece a manifestação da Sra. Merli Regina Garbrecht dos Santos, pois ações como essas contribuem para o ajuste dos procedimentos. Esclarecemos que, por um erro sistêmico, o valor do produto Celular Desbloqueado Samsung Chat C3222 Preto não correspondeu ao valor divulgado na finalização da compra.
Conforme constava no anúncio, o valor do produto ofertado correspondia a R$ 349. Todavia, erroneamente, no ato da finalização da compra o sistema considerou o valor de R$ 99.
Desta forma, o seu pedido foi cancelado por estorno em seu cartão de crédito, que poderá ser visualizado em até duas faturas. A Central de Atendimento contatou a cliente e prestou-lhe todos os esclarecimentos pertinentes.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos através de nossa Central de Atendimento, pelos canais telefone, e-mail ou chat on-line.
Atendimento ao Cliente
Carrefour
Réplica
O último e-mail que eu recebi do Carrefour me informava que o meu produto "devolvido" já se encontrava no centro de distribuição do Carrefour e que estavam providenciando o estorno do valor da minha compra.
Mais uma vez me senti ofendida com o desrespeito com a minha pessoa, porque em nenhum momento o produto chegou em meu endereço e só ligaram para mim depois que eu reclamei, me falando o real motivo do cancelamento.
Uma representante do Carrefour me ligou, dizendo que eu não iria receber o produto, pois se tratava de um erro grosseiro, de fácil constatação.
Eu já procurei o Procon e estou aguardando o agendamento de uma audiência. Em nenhum momento eu agi de má fé, pois existem celulares de R$ 100. Quando eu vi o banner com a oferta, só olhei a marca do aparelho e que era desbloqueado e que havia comentários sobre o produto dizendo que era barato, mas era bom! Isso só me bastou para querer comprar o aparelho.
Estou me incomodando muito por pouco, mas, se ninguém reclamar e aceitar tudo quieto, as empresas vão continuar desrespeitando os consumidores.
Merli Regina Garbrecht dos Santos, secretária