A Microsoft apresentou ontem a nova geração do pacote de softwares Office, que terá mais integração com outros serviços da companhia, maior utilização da computação em nuvem e empregará mais funções que podem ser feitas com o toque. Já há uma versão de teste para download, mas a empresa não fixou uma data para o lançamento oficial.
Em outubro, a Microsoft começará a vender o Windows 8, que pode conter o novo Office. Steve Ballmer, presidente-executivo da Microsoft, chamou o novo Office de serviço, não um produto. Os documentos criados no Word ou no Excell serão hospedados em nuvem (sistema que não armazena os arquivos no computador do usuário, mas em outro servidor).
"O novo Office usa a nuvem para saber em que ponto você estava, o que você estava fazendo", disse Ballmer. Os documentos poderão ser acessados em tablets, computadores e smartphones. O Office também permitirá que o usuário escreva na tela do tablet e que converse por Skype com amigos tocando em comentários escritos por eles em textos.
A Microsoft havia anunciado domingo estar se separando da NBC News, abrindo mão da sua participação de 50% na joint venture MSNBC para lançar seu próprio serviço de notícias on-line. A NBC assumirá o controle total do site de notícias numa transação avaliada em US$ 300 milhões. A venda põe fim ao casamento de 16 anos entre Microsoft e NBC News, concluindo um processo de dissolução que teve início em 2005.