Companhia de óleo e gás do empresário Eike Batista, a OGX anunciou que a descoberta de petróleo em águas rasas da bacia de Campos tem uma reserva potencial entre 500 milhões e 1,5 bilhão de barris. Atualmente, o Brasil totaliza reservatórios de 14 bilhões de barris.
Se confirmado o volume máximo, o novo campo representará quase 10% das atuais reservas de petróleo e gás do país. Os resultados foram divulgados ontem, depois de a empresa concluir a perfuração do poço que descobriu óleo no bloco BM-C-43.
O poço foi perfurado até uma profundidade total de 2.347 metros, em lâmina dágua de 140 metros (distância entre a superfície e o solo marinho).
"Este excelente resultado revela o grande potencial petrolífero dos nossos blocos, além de contribuir para a redução do risco exploratório dos próximos prospectos a serem perfurados na região", disse Paulo Mendonça, diretor-geral da OGX, segundo comunicado da empresa.
Criada há dois anos, a empresa é a maior firma privada a atuar no setor no país, bem atrás da líder Petrobras. A OGX realizou neste mês suas duas primeiras descobertas de petróleo.
Apesar do anúncio de ontem, as ações da OGX registraram forte queda, de 4,80%.