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Além das novas tarifas, a Oi também terá campanha massiva de marketing durante as festas de fim de ano, com investimentos três vezes superiores aos do ano passado | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Além das novas tarifas, a Oi também terá campanha massiva de marketing durante as festas de fim de ano, com investimentos três vezes superiores aos do ano passado| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A Oi vai deixar de cobrar tarifa diferenciada para ligações de outras operadoras, além de oferecer mais dados aos clientes. Com as medidas, a operadora busca ganhar uma maior fatia de mercado – semana passada, a TIM já havia anunciado estratégia semelhante.

A Oi implantou os novos pacotes para clientes pré-pagos nesta terça-feira (3) e vai colocar em operação para pós-pagos na segunda quinzena de novembro. Para aderir às novas tarifas, é preciso contratar os novos planos.

Além das novas tarifas, a Oi também terá campanha massiva de marketing durante as festas de fim de ano, com investimentos três vezes superiores aos do ano passado.

As ações da empresa subiam 4,7% às 14h46, enquanto o Ibovespa tinha valorização de 3,8%, em um amplo movimento de valorização após o feriado da véspera.

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Na semana passada, a TIM anunciou que não vai mais cobrar tarifa distinta para chamadas feitas para operadoras diferentes. O movimento ocorre com o recuo da tarifa de interconexão (VUM), atualmente em R$ 0,16 real, e que deve cair pra R$ 0,10 em fevereiro de 2016.

Segundo o diretor de varejo da Oi, Bernardo Winik, a medida vai reduzir a prática de múltiplos chips por usuário, algo comum no mercado pré-pago brasileiro. “O nosso objetivo é ganhar participação de mercado. No médio prazo, o número de chips ativos vai cair”, disse.

Os pacotes terão valores distintos para localidades onde a Oi tem menor fatia de mercado. A Oi é líder de mercado em Estados como Maranhão, Ceará e Pernambuco.

Planos pré-pagos

A base de telefonia celular pré-paga do Brasil tem encolhido há meses. Segundo dados mais recentes da Anatel, divulgados no início de outubro, o total de linhas celulares do país teve redução de 4,132 milhões de acessos entre maio e setembro. Em agosto apenas, o número de linhas pré-pagas caiu em 1,962 milhão ante julho, enquanto as pós-pagas tiveram incremento de 535,4 mil.

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As tarifas cobradas nos novos planos – que serão diários ou semanais – chegam a ser 80% mais baixas, mas sem impacto nos resultados financeiros, segundo Winik. Ele afirmou que a receita de pré -pago para ligações fora da rede da Oi é praticamente inexistente, devido ao uso de múltiplos chips pelos clientes.

Os novos pacotes da Oi também vão incluir oferta de dados maiores. Winik disse que o uso exponencial de aplicativos de mensagem e voz como WhatsApp mostra o não atendimento dos usuários pelas operadoras.

Fusão

A Oi anunciou na sexta-feira tratativas com o fundo russo LetterOne para negociar por sete meses a injeção de capital de US$ 4 bilhões na empresa para tentar viabilizar uma fusão com a TIM.

Apesar das negociações, a Oi não trabalhou com este cenário para elaborar a estratégia envolvendo as tarifas. “A gente trabalha com cenário de empresas concorrentes. Se a questão evoluir, a gente vai avaliar (a estratégia)”, disse Winik, sem dar mais detalhes.

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