A operadora Oi, que na última segunda-feira (20) entrou com um pedido de recuperação judicial, lidera o ranking de reclamações na plataforma de defesa do consumidor do Ministério da Justiça (MJ).
Considerando os serviços de telefonia fixa e móvel, a empresa foi alvo 16.509 queixas entre janeiro e maio de 2016. O número equivale a 17% das mais de 96 mil reclamações registradas no período. A maior parte dos protestos dos consumidores da companhia é referente à contestação de cobranças.
De acordo com dados do site consumidor.gov.br, mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor do MJ, as operadoras de telefonia são as que mais geram reclamações dos clientes. As cinco primeiras posições do ranking são ocupadas pela Oi, Vivo, Tim, Claro e Sky, respectivamente.
A plataforma não é apenas um repositório de queixas. O objetivo deste serviço público é abrir um canal de comunicação entre os clientes e as empresas participantes que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.
Dos 96.611 chamados finalizados nos cinco primeiros meses do ano, 58 mil foram avaliados pelos consumidores. Para 65% deles a situação foi resolvida e o tempo médio para que isso acontecesse foi de 6 dias.
Confira as dez empresas com mais reclamações no site consumidor.gov.br
- Oi
- Telefônica Vivo
- Claro
- Tim
- SKY
- Caixa Econômica Federal
- Banco Itaú Unibanco
- Pontofrio.com
- Casasbahia.com
- Samsung
Paraná
No estado, percebe-se também o grande número de reclamações contra empresas de telefonia. Tim, Oi, Caixa Econômica, Claro e Vivo são as cinco empresas com o maior número de queixas no estado. Por segmento, atrás das operadoras de telecomunicações estão os bancos, financeiras e administradoras de cartão, seguidos por empresas de comércio eletrônico.