O grupo de telecomunicações Oi teve prejuízo líquido de R$ 1,021 bilhão no terceiro trimestre, revertendo resultado positivo de R$ 5 milhões registrado no mesmo período do ano passado.
A companhia apurou queda anual de 3,6% na geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), para R$ 2,178 bilhões.
Em termos recorrentes, o Ebitda da Oi somou R$ 1,852 bilhão, um crescimento anual de 9%. O desempenho veio em linha com a expectativa média de analistas, de R$ 1,843 bilhão para o período.
A Oi apurou resultado financeiro negativo de R$ 1,97 bilhão no terceiro trimestre, ante R$ 995 milhões negativos no mesmo período do ano passado.
A dívida líquida da Oi somou ao final de setembro R$ 37,2 bilhões, alta de 7,5% sobre o segundo trimestre deste ano, mas queda de 22% na comparação anual.
Receita
A Oi terminou setembro com queda de 4% nas unidades geradoras de receita, que recuaram em todas as linhas, com destaque para telefonias residencial e corporativa, que caíram 5% cada, e móvel, que teve baixa de 3,9%.
Com isso, a receita líquida da empresa nos três meses encerrados em setembro foi de R$ 6,5 bilhões, queda de 3,3% sobre um ano antes.
O resultado veio depois que a rival TIM, com a qual a Oi tenta uma fusão, divulgou na semana passada queda de 2,7% no Ebitda ajustado do terceiro trimestre e recuo de 50,5% no lucro líquido também ajustado.
Em meio ao cenário de retração da companhia, a Oi informou no balanço aumento de 29,5% nas provisões para calotes de clientes, que avançaram sobre o terceiro trimestre de 2014 para R$ 181 milhões. A linha provisões para contingências também teve aumento, de 35,7% no período, para R$ 186 milhões.
Investimentos
A operadora também divulgou nesta semana que investiu cerca de R$ 105 milhões no Paraná, de janeiro a setembro deste ano. Desde o início do ano, a Oi instalou 19.185 novas portas de acesso à internet banda larga no estado.
Neste período, também foram implantados 34 novos sites (locais onde ficam as antenas) de telefonia móvel 2G e 3G e quatro sites ampliados.
Atualmente, a operadora conta com 1,5 milhão de clientes de telefonia móvel no Paraná (80% pré-pagos).