O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de 4,4 bilhões de reais para o grupo de telecomunicações Oi, informou nesta quarta-feira a instituição financeira.
Os recursos, segundo o banco, serão direcionados aos planos de investimento das quatro empresas do grupo --Brasil Telecom (BrT) Fixa, Brasil Telecom Móvel, Oi Fixa e Oi Móvel-- no período de 2009 a 2011.
O grupo, segundo comunicado do BNDES, investirá 12,3 bilhões de reais até 2011 "na ampliação da base de clientes por meio de expansão e melhoria da qualidade da rede e intensificação do uso da rede, principalmente a partir da convergência dos serviços prestados; e atendimento às obrigações das concessionárias definidas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)".
No caso da operação de telefonia fixa, as principais metas estabelecidas pelo órgão regulador, conforme o comunicado, são implantação de infraestrutura para conexão em banda larga em mais de 3 mil municípios até 2010 e instalação de Internet rápida nas 28 mil escolas públicas urbanas do país.
O grupo também terá de investir em convergência de redes e melhoria dos serviços integrados.
"Parte dos recursos será destinada, ainda, para a expansão de capacidade da rede, a partir da entrada da Oi Móvel em São Paulo", acrescenta o comunicado.
Já na operação móvel, os aportes têm por objetivo levar cobertura a todos os municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes até 2011 e acesso móvel à Internet a 60 por cento dos municípios brasileiros até 2016.
O BNDES informa ainda que, nos últimos 11 anos, aprovou financiamentos totais 29,4 bilhões de reais para o setor de telecomunicações, segundo maior empregador de mão de obra do país.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast