O grupo Oi anunciou nesta segunda-feira acordos num total de cerca de 2,5 bilhões de reais para venda de sua participação em rede de cabos submarinos e cessão comercial de mais de 2 mil torres de telecomunicações.
Os acordos foram acertados em uma estratégia da companhia para melhorar sua estrutura de custos num momento em que promove plano de investimentos de 6 bilhões de reais e política de dividendos de 8 bilhões de reais até o fim de 2015.
As ações da Oi disparavam mais de 6% logo no início dos negócios desta segunda-feira após os anúncios.
A venda da GlobeNet foi acordada pelo preço de 1,745 bilhão de reais e fechada pela BTG Pactual YS Empreendimentos e Participações, empresa controlada pelo BTG Pactual Infraestrutura II Fundo de Investimento em Participações. O contrato estabelece o fornecimento de capacidade para a Oi com volume e preço garantidos.O sistema de cabos submarinos de fibra ótica conta com 22.500 quilômetros e é composto por dois anéis de cabos submarinos protegidos, interligando pontos de conexão entre Estados Unidos, Ilhas Bermudas, Colômbia, Venezuela e Brasil, disse a Oi em fato relevante.
Já a cessão de direitos de exploração comercial e uso de 2.113 torres de telecomunicações foram acertados com a SBA Torres Brasil, unidade da SBA Communications Corp, por 686,72 milhões de reais.
Segundo a Oi, a transação otimizará recursos e transferirá custos de operação e manutenção dos ativos para a SBA. O acordo prevê a locação de espaço nas torres por meio de contrato de longo prazo.
A implementação do acordo envolvendo as torres "está sujeita ao cumprimento de condição precedente prevista em contrato para o fechamento, relativa à aprovação da operação pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)", informou a Oi.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast