Termina hoje o prazo legal para as empresas entregarem aos seus funcionários o comprovante de rendimentos, documento importante para o contribuinte preencher a declaração do Imposto de Renda de 2012. O mesmo vale para bancos e outras fontes pagadoras, como a Previdência Social. É por meio do informe de rendimentos que o contribuinte vai declarar sua renda no ano calendário de 2011. Essas informações, entre outras coletadas pela Receita Federal, servem para o Fisco cruzar os dados e verificar se houve sonegação ou não. A empresa que não cumprir o prazo pode ser multada em R$ 41,43 por documento atrasado. Neste ano, será preciso atenção redobrada, já que nem todos os documentos de informes de rendimento serão enviados pelo correio ao endereço do contribuinte uma resolução da Receita Federal autorizou os bancos a fornecer somente as versões digitais desses documentos.
Caderno especial
A Gazeta do Povo traz amanhã a primeira edição do caderno especial sobre o Imposto de Renda 2012. A circulação coincide com o primeiro dia do prazo oficial de entrega das declarações. A publicação trará um roteiro com o passo a passo para o preenchimento da declaração e um guia ilustrado para o contribuinte encarar os desafios da "olimpíada fiscal".
Tira-dúvidas
A Gazeta do Povo publicará ainda, às segundas-feiras, a coluna "Tira-Dúvidas". Os leitores poderão enviar suas questões para o e-mail ir@gazetadopovo.com.br.