A filial brasileira do grupo japonês Sysmex está completando dez anos. Sua trajetória é um pouco diferente da maioria das multinacionais: começou as atividades no Intec, incubadora do Instituto de Tecnologia do Paraná, para depois construir uma sede própria. A fábrica, instalada em São José dos Pinhais, produz reagentes para hematologia e uroanálises, usados em equipamentos de diagnósticos. Em entrevista ao repórter Guido Orgis, o gerente geral da Sysmex do Brasil, José Roberto Floresta (foto), conta que espera um crescimento de 20% neste ano e comenta sobre a obtenção da certificação SA8000, uma norma de responsabilidade social ainda pouco comum no país.
Como a unidade do Paraná, que está completando dez anos, se encaixa na estrutura global da Sysmex? Quais produtos estão na linha de produção daqui?A Sysmex do Brasil é subsidiaria da Sysmex Corporation, do Japão, e fornece reagentes de hematologia e uroanálises. A linha está em desenvolvimento constante, já que nossa matriz no Japão investe 10% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para os setores médicos e laboratoriais. Quando é lançado um novo analisador para hematologia ou uroanálises, recebemos as informações sobre os reagentes que serão necessários e iniciamos o processo de produção.
Como foi a implantação e expansão no Paraná?A instalação da primeira unidade no Paraná foi no Intec, incubadora do Instituto Tecnológico do Paraná, em uma área de 250 metros quadrados. Em 2005, investimos R$ 3,2 milhões na sede própria, em São José dos Pinhais, com área construída de 1,7 mil metros quadrados.
Como está o desempenho da Sysmex no Brasil?A produção de reagentes cresce de forma constante desde 2000. Mas, com o início das operações na nova unidade fabril, em 2006, registramos um aumento mais expressivo por causa da maior capacidade instalada. Em 2009 o faturamento foi da ordem de R$ 13 milhões, com previsão de crescimento de 20% para 2010.
A companhia obteve uma certificação ainda pouco conhecida, a SA8000. É possível ser socialmente correto e apresentar bons resultados financeiros?Definitivamente é possível ser socialmente responsável e apresentar excelentes resultados financeiros, já que os investimentos para obtenção da certificação voltam integralmente para a empresa por meio de colaboradores mais satisfeitos e comprometidos. A indicação para recebermos a certificação SA8000 só veio confirmar que sempre estivemos em conformidade com a premissa da norma, que é baseada no conceito de responsabilidade social.
Foto que protege
Um novo site e uma campanha de alta interatividade com o público abrem as comemorações do vigésimo aniversário da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. "A paisagem que eu quero proteger" é o mote da campanha que convida as pessoas a pensar em conservação da natureza. Os internautas podem postar fotos de paisagens que as gerações futuras merecem desfrutar. Também vale deixar um depoimento e compartilhar a experiência pelas redes sociais, como Twitter e Facebook.
Todas as dicas estão na home page do www.fundacaoboticario.org.br. Entre elas, há informações sobre trabalho voluntário na proteção do meio ambiente e até análise de propostas consistentes sobre o tema na plataforma dos candidatos à eleição deste ano.
Parece Natal
Os comerciantes da capital estão contando com um Dia das Mães com cara de Natal. Eles esperam uma alta de 12% nas vendas, em relação ao ano passado, segundo pesquisa ACP/Datacenso, divulgada pela Associação Comercial do Paraná. Pelo entusiasmo dos consumidores, é possível estimar em R$ 127,47 o custo médio dos presentes que as mamães receberão no dia 9 de maio.
Semana de sabores
Curitiba será a sexta capital brasileira a receber o festival gastronômico inaugurado em 1992 em Nova Iorque, com o nome de Restaurant Week. A DP9 promete reunir 70 restaurantes da cidade, que vão oferecer menus completos (entrada, prato principal e sobremesa) a preços menores do que os do cardápio habitual. Vai ser de 24 de maio a 6 de junho e com uma atração extra: a harmonização dos pratos com cervejas e vinhos.
Aliança
Criada por jovens universitários de Curitiba, a Aliança Empreendedora acaba de completar cinco anos de ação intensa para organizar comunidades de baixa renda, apoiando pessoas para que criem e desenvolvam seus próprios negócios. E seus números são de gente grande: a organização já está em nove estados brasileiros, onde 1.630 microempreendedores foram orientados. No ano passado, o aumento médio da renda mensal de seu público foi de 45% a 170%.
Cartões
O setor de serviços do Paraná aderiu fortemente ao uso dos cartões Visa Vale, no ano passado. O faturamento da empresa no segmento cresceu 37%. No total das operações, a bandeira informa uma expansão de 51% no estado. A expectativa para o mercado brasileiro neste ano é mais modesta, mas se mantêm nos dois dígitos, em torno de 22%, segundo Newton Neiva, presidente da CBSS, que administra os cartões da marca.
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