A eleição da cidade do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016 levantava o otimismo dos investidores com setores da Bovespa vistos como potenciais beneficiários da decisão, como o aéreo e o de empresas ligadas a infraestrutura.
Às 15h50, TAM, líder do mercado doméstico de viagens internacionais, exibia valorização de 3,5 por cento, a 23,81 reais. Gol avançava 4,55 por cento, para 18,61 reais.
Papéis de companhias ligadas a infraestrutura, como as fabricante de aço, também apareciam no topo do índice. Gerdau tinha ganho de 4,37 por cento, para 24,12 reais.
No mesmo horário, o Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, mostrava valorização de 1,1 por cento, aos 61.115 pontos.
Ed Kuczma, analista de investimento da gestora de fundos Van Eck Global, em Nova York, considerou que o anúncio tem um impacto positivo sobre o humor dos investidores.
"Acho uma notícia positiva em termos de fluxo. Os mercados reagiram positivamente a isso --com a valorização do real e de ações como as do setor aéreo", disse.
Ele considerou que as ações de companhias aéreas podem ter as estimativas de lucros elevada por analistas, em meio à perspectiva de aumento do fluxo de turistas, além das empresas de locação de veículos, como a Localiza, e de duty free, como a Dufry.
O papel da Localiza exibia ganho de 4,9 por cento, a 18,35 reais, enquanto o da Dufry se valorizava em 1,3 por cento, a 30,64 reais.
Conanda aprova resolução pró-aborto sem previsão de orientação para opção por adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast