O chairman do Goldman Sachs Asset Management Jim O'Neill foi considerado pelo ministro das Finanças do Reino Unido como um possível candidato ao cargo de próximo governador do Banco da Inglaterra (banco central do país), relatou o jornal britânico Sunday Times.

CARREGANDO :)

O'Neill, que difundiu o termo "Bric" em 2001 para descrever como o peso econômico de Brasil, Rússia, Índia e China desafiará o domínio econômico do Ocidente, se recusou a comentar o assunto quando questionado sobre a notícia, que não cita suas fontes.

O jornal afirmou que autoridades do Tesouro, nome pelo qual é conhecido o ministério das Finanças do Reino Unido, haviam feito a proposta há vários meses.

Publicidade

"Sem comentários. Desculpe", disse O'Neill à Reuters.

Um porta-voz do Tesouro também se recusou a comentar, citando uma nota de autoria do ministro das Finanças, George Osborne, divulgada na semana passada que diz que a busca por um novo governador do Banco da Inglaterra não terá início até pelo menos mais tarde neste ano. O governador atual, Mervyn King, deve se aposentar em junho de 2013.

Descrito pelo Sunday Times como um candidato surpreendente, O'Neill combina uma trajetória diferenciada como um dos economistas mais famosos do mundo com mais de uma década de experiência no mais poderoso banco de investimentos do mundo, o Goldman Sachs.