A Volvo apresentou ontem em Curitiba o 7700 Hybrid, um protótipo de ônibus híbrido com dois motores: um elétrico e outro a biodiesel. De acordo com a montadora, o veículo começará a ser produzido em série até 2014 na unidade da empresa na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A prefeitura de Curitiba estima que, durante a Copa do Mundo, o modelo fará parte da frota de transporte público da cidade. A apresentação do veículo fez parte das celebrações do Dia Mundial sem Carro.
O sistema de motores desenvolvido pela Volvo proporciona uma economia de combustível de até 35% em relação a um motor convencional a óleo diesel. O motor elétrico do 7700 Hybrid é alimentado com a energia gerada pelas freadas do veículo, e é responsável por gerar potência para os arranques. A partir de 20 km/h, a fonte de energia é eletronicamente mudada para o motor a biodiesel. Com isso, a emissão de gases poluentes é reduzida em até 50%, segundo avaliação da Volvo.
"Esta tecnologia é ideal para veículos urbanos, que freiam muito. O conceito de acúmulo de energia na freada é semelhante ao Kers, usado na Fórmula 1, e vem sendo desenvolvido há 20 anos pela companhia", relata Luis Carlos Name Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. Segundo o executivo, o custo estimado para a produção desse ônibus é 50% superior ao de um convencional, mas o custo marginal deve cair à medida em que a produção ganhe escala.
Em caráter experimental, o ônibus circulará durante três semanas no transporte coletivo em Curitiba, percorrendo a linha Interbairros II. Em seguida, segue para São Paulo, Rio de Janeiro, e Bogotá, na Colômbia.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião