Com a disseminação da cultura livre, em que se prega a distribuição de conteúdo open source com licenças mais abertas, como as Creative Commons, muita gente se pergunta: mas como é possível ganhar dinheiro sem usar o direito autoral? A resposta pode estar numa nova forma de fazer negócios chamada open business.
Segundo a advogada Carolina Rossini professora de propriedade intelectual Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, o conceito do open business quer mostrar que a flexibilização dos direitos autorais não significa prejuízo, mas traz novas formas de remuneração. Para começo de conversa, ela aponta que o direito autoral não é tudo isso que pregam. "Quando se tem acesso a grandes gravadoras e editoras, um autor recebe entre 5% e 20% do valor dos contratos", lembra Carolina. "A parte do Leão vai para esses intermediários. Sem dúvida seus interesses são legítimos, mas seus preços são exorbitantes porque eles precisam sustentar uma mega-estratégia de marketing e distribuição."
A internet está mudando esse quadro, com o acesso vertiginoso à informação. E o open business nasce daí. Carolina está capitaneando um projeto na FGV que começa a estudar formas alternativas de distribuição de conteúdo em vários países Brasil, Argentina, México Colômbia e Nigéria. Mais informações sobre o open business está em http://openbusiness.cc.
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