As operações da SABMiller no Brasil serão controladas por uma nova empresa após o processo de fusão com a AB Inbev. Como parte do acordo entre as duas companhias, a participação da SAB Miller na joint venture MillerCoors nos Estados Unidos (que é de 58%) será adquirida pela Molson Coors, que passará a ter a propriedade das marcas Miller em tudo o mundo, incluindo o Brasil.
A venda da fatia também é uma maneira da AB Inbev obter aprovação regulatório para a união. A nova gigante de cervejas combinará as marcas Budweiser, Stella Artois e Corona, da AB InBev, com Peroni, Grolsh e Pilsner Urquell, da SABMiller, e fabricará quase um terço da cerveja mundial, diminuindo as principais competidoras como Heineken e Carlsberg.
Em nota ao mercado, a SABMiller reforçou que, enquanto a transação não for oficialmente concluída – o que deve ocorrer no segundo semestre de 2016 –, a a SABMiller, a AB InBev e a MolsonCoors continuam concorrentes.
Mercado
A americana Molson Coors é a quinta maior companhia de cerveja do mundo, atrás da AB Inbev, SABMiller, Heineken e Carlsberg, e tem como principais mercado atualmente os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Segundo a SABMiller, mesmo após a venda da sua fatia para a Molson Coors, as operações no Brasil permanecerão sem alteração e seguirão com o parceiro local, o Grupo Petrópolis. O grupo brasileiro começou a distribuir e vender em maio deste ano a Miller no país – o contrato com a SABMiller foi fechado ano passado e tem duração de dez anos, podendo ser renovado por mais uma década.
Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira (18) pelo jornal Valor Econômico, nos primeiros seis meses de operação direta da SABMiller no Brasil, a parceria com o Grupo Petrópolis levou a marca Miller para 50 mil estabelecimentos e alcançou 1,3% de participação no segmento de cervejas premium.
Em entrevista ao Valor, o diretor-geral da SABMiller para Brasil e região Cone Sul, Jean-Marc Thevenin, afirmou que a Molson Coors já demonstrou interesse em ampliar a participação da marca Miller no Brasil, além de trazer outras marcas para o país.