Dez anos depois de deixar a universidade onde mantinha um escritório com profissionais dedicados à pesquisa e desenvolvimento (P&D), a GetNet – operadora de cartões do Santander – voltou às origens. A empresa instalou um centro de inovação no Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUC-RS) para o desenvolvimento de projetos de tecnologia financeira. O anúncio foi feito no ano passado e, aos poucos, os profissionais começam a ocupar um espaço alugado dentro da Universidade.
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O centro de inovação da GetNet no Tecnopuc será destinado à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias financeiras. A empresa contará com o suporte de professores e pesquisadores da Universidade para elaborar novas soluções que agreguem ao portfólio da empresa ou até mesmo para a criação de novas fintechs, como são conhecidas atualmente as empresas de tecnologia para o setor financeiro.
Em entrevista à Anprotec, o vice-presidente de Tecnologia da Informação na GetNet, Cristian Cavalheiro, afirmou que o projeto ajudará a empresa a promover uma transformação digital. Ele também acrescentou que a universidade é um ambiente estratégico para encontrar talentos profissionais.
A GetNet foi fundada em 2003, na cidade de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, e um ano depois se instalou no Tecnopuc, onde permaneceu até 2006. A empresa virou referência em soluções para pagamento de cartão de crédito e débito e se tornou uma opção no mercado dominado pelas empresas Visanet (atual Cielo) e Redecard, que tinham exclusividade sobre as bandeiras Visa e a Mastercard, respectivamente.
Em 2014, teve o seu grande ápice: foi comprada pelo Santander pelo valor de R$ 1,1 bilhão. A empresa gaúcha já prestava serviço para o banco espanhol desde 2010. Depois que foi adquirida, toda a operação passou a ser controlada pelo Santander, que ficou com 88,5% de participação na Santander GetNet Serviços, enquanto os outros 11,5% ficaram com os ex-controladores da GetNet.
No ano passado, a GetNet faturou R$ 108 bilhões, valor 30% superior ao registrado em 2015. A operadora passou a ter 10% de market share ao crescer cinco vezes mais que a concorrência. Ela foi responsável por 1,2 bilhão de transações financeiras realizadas através de cartões de crédito ou débito.