A operadora de telefonia celular TIM, líder no mercado paranaense e vice-líder nacional, atrás da Vivo, lançou um plano agressivo para conquistar a parcela de brasileiros que ainda não usa o telefone celular. Segundo a operadora, 30 milhões de pessoas estão em áreas com cobertura de rede celular mas não usam o serviço, principalmente pela falta de recursos.
O Plano 1, anunciado na quinta-feira, é um pré-pago com opções de recarga de R$ 1, R$ 3 e R$ 5. Além disso, o usuário tem a opção de escolher até três números fixos ou TIM os chamados prediletos para falar por R$ 0,20 o minuto. Esta tarifa é única em todos os horários e dias da semana. O Plano 1 também oferece crédito especial, no caso de os créditos do cliente acabarem. A operadora faz um "adiantamento em confiança" de R$ 3 para ser cobrado na próxima recarga. Outro diferencial é o novo cartão "picotável" com cinco recargas de R$ 1, que podem ser vendidas juntas ou separadamente, e utilizadas quando o cliente quiser.
A validade dos créditos de R$ 1, R$ 3 e R$ 5 é de três, cinco e sete dias, respectivamente. O prazo para cancelamento de linha caso o cliente não faça recargas por um longo período de tempo é o mesmo de outros planos pré-pagos.
Vivo
Em reação ao lançamento da concorrente, a Vivo informou que oferece minirrecargas no valor de R$ 5 a todos os seus clientes de pré-pagos desde setembro do ano passado. Para os estados do Paraná, Santa Catarina e Bahia, há ainda opções de R$ 3 e R$ 7 com validades respectivas de 3, 5 e 7 dias. No último mês, informou a empresa, esses valores de crédito representaram cerca de 20% do número de recargas efetuadas nesses estados.