A ANS (Agência Nacional de Saúde) informou nesta quarta-feira (24) os novos critérios para a suspensão da venda de planos de saúde. O plano de saúde que negar a cobertura aos clientes poderá ter a venda de novos planos suspensa pela agência.
Antes, a agência considerava descumprimentos de prazos de atendimento para consultas, exames e cirurgias.
Agora, passaram a ser considerados todos os itens relacionados à negativa de cobertura, como o rol de procedimentos, o período de carência, a rede de atendimento, o reembolso e o mecanismo de autorização para os procedimentos.
Os planos de saúde recebem notas de 0 a 4, em que 0 significa que o serviço atendeu às normas e 4 é a pior avaliação possível. Segundo a ANS, os planos com pior avaliação durante dois períodos consecutivos estão sujeitos à suspensão temporária da comercialização.
Quando isso ocorre, os clientes que já tinham contratado o serviço podem usá-lo, mas a operadora não pode aceitar novos clientes nestes planos.