Entra ano, sai ano e os celulares invadem as datas comemorativas. O fenômeno de presentear parentes, namorados e amigos com telefones móveis ocorre há pelo menos quatro anos no Brasil. No Natal de 2005, no entanto, o aparelho pode deixar de encabeçar a lista dos eletrônicos preferidos pelos consumidores. De acordo com o site de pesquisa de preços BuscaPé (www.buscape.com.br), o maior da América Latina, neste ano os destaques das vendas on-line são as câmeras digitais, os DVD players, os tocadores de MP3 e, é claro, os celulares. "A procura por tocadores de música digital aumentou 49% enquanto os preços caíram 11%", divulga a empresa.
Acontece que comprar um celular é mais difícil e exige mais cuidados do que adquirir outros aparelhos da era digital. Além de prestar atenção na marca do aparelho, nas especificações técnicas, na garantia e em uma ou outra necessidade (como o desejo de ter um telefone com câmera embutida), o cliente deve escolher a operadora que lhe oferecerá o serviço. E é nessa hora que o usuário pode ficar perdido tamanha é a profusão de promoções e pacotes especiais oferecidos pelas companhias de telefonia móvel.
Essa avalanche de campanhas publicitárias e seus "asteriscos", ou exceções às promoções, talvez seja ela mesma um dos motivos para a baixa rotatividade de clientes entre as operadoras no país estimada em cerca de 2% ao mês pela consultoria especializada Teleco. A outra razão, mais forte, é a questão da mudança de número. "A portabilidade numérica, que inexiste no Brasil, poderia aumentar a rotatividade de usuários entre companhias telefônicas", afirma José Barbosa Mello, diretor da Teleco.
Enquanto a portabilidade não é possível, resta aos usuários um minucioso estudo das propagandas de operadoras. Para facilitar o trabalho dos leitores, a reportagem levantou os principais aspectos das promoções natalinas das quatro grandes operadoras do Paraná (TIM, Vivo, Claro e Brasil Telecom GSM) e reuniu-os no quadro ao lado.
A Claro aposta na variedade de seu portfólio (com mais de 60 modelos de telefone) e em planos específicos para cada perfil de usuário. A Vivo, que ocupa a vice-liderança de mercado no Paraná, por sua vez, enfoca a troca de aparelhos em uma medida de fidelização que está cada vez mais associada à marca. A líder regional TIM e a caçula BrT partiram para descontos tarifários e sorteio de prêmios, respectivamente. "As promoções são uma maneira de se aproximar cada vez mais dos clientes", comenta Mario César Pereira de Araujo, presidente da TIM Brasil.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast