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Muita gente torce o nariz, mas o filme High School Musical faz o maior sucesso entre a garotada. Foi pensando em agradar a este público que a operadora Vivo anunciou uma edição especial do celular W200 da Sony Ericsson com conteúdo da trilha sonora do musical da Disney. Este não é um caso isolado. A própria Vivo já havia apostado em outros artistas para seduzir os fãs de música: foram lançados celulares com CDs inteiros de Ivete Sangalo e Jota Quest. A idéia é ensinar o cliente a ver o celular como tocador de música digital.

Só para se ter uma idéia de como uma jogada dessas pode dar certo: o CD Carrossel, da banda Skank, foi incluído dentro do W300, da Sony Ericsson. Foram vendidas 80 mil unidades, o que deu ao grupo o prêmio de "celular de ouro".

"Hoje se compra muito pouco CD. Esse boom de músicas no celular fez a nossa loja ser a que mais vende músicas digitais na América Latina. A questão é que os ‘music phones’ aparecem cada vez mais, trazendo fones estéreos e teclas específicas para música. Além disso, para muitas pessoas o celular pode ser a única forma de baixar músicas. Massifica-se, assim, a música digital", diz o gerente de ofertas premium da Vivo, Fábio Freitas.

Para Everton Caliman, responsável pela linha de celulares da Sony Ericsson, mais do que ajudar a indústria fonográfica, o artista e o usuário, esse tipo de ação endossa a qualidade do telefone como MP3 player. "O sujeito vê que o telefone é um tocador no qual ele pode confiar", diz.

A Sony Ericsson só tem a comemorar com o sucesso das empreitadas. Tanto deu certo que já foram feitos anúncios como Sandy & Júnior no celular W200, pela TIM. Recentemente, a fabricante anunciou um telefone (W580, via Vivo) com conteúdo voltado para um público mais adulto – músicas do cantor Lenny Kravitz já vinham instaladas no telefone.

A TIM já tem uma loja de música pela internet, a TIM Music Store, e vê no conteúdo embarcado o primeiro passo de uma cultura de música digital no celular, que passa primeiro pelo envolvimento do usuário com o ídolo. Segundo Gabriel Mendes, gerente de serviços de valor agregado da TIM, a melhor forma de promover o relacionamento entre os dois a partir do celular é usar o conteúdo embarcado. "Assim, além de escolher o conteúdo do artista, ele vai aprender a usar nossa Music Store e criar uma identidade como usuário de música digital", diz.

É claro que não é qualquer conteúdo que agrada. Gabriel conta que há um trabalho cuidadoso de escolha do que vai ser integrado aos aparelhos. Faixa etária do público é o que mais conta. Vale também escolher um artista de renome nacional, como a banda Barão Vermelho, estrela da edição Nokia N70 Music Edition, lançado pela TIM com a Warner Music.

Apostando no bom momento, a Motorola e a Universal Music lançaram uma edição do MotoRokr Z6 com conteúdo pré-carregado da banda americana The Killlers. São três canções completas, duas imagens do grupo que podem ser usadas como papel de parede, e um toque de campainha, além do videoclipe da música "Bones". (JPP)

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