A fabricante americana de softwares Oracle estuda o lançamento de uma versão do sistema operacional Linux e está tentando comprar uma das duas empresas que dominam a tecnologia, publicou o "Financial Times" nesta segunda-feira.
O jornal, que cita uma entrevista com o presidente-executivo da Oracle Larry Ellison afirmou que a operação alimentaria o atual mercado de Linux e abriria uma nova frente de concorrência na já conhecida disputa da Oracle com a Microsoft.
Como resultado de um estudo realizado pela companhia, Ellison teria dito ao jornal que a Oracle considera a possibilidade de adquirir a Novell, concorrente da Red Hat entre os maiores distribuidores de Linux do mercado.
No artigo, Ellison teria ainda anunciado que a Oracle tem planos de vender uma ampla gama de softwares, como a Microsoft, e que a oferta incluiria tanto um sistema operacional quanto aplicativos compatíveis.
- Queremos ter uma presença completa - disse Ellison ao jornal, segundo a Reuters. - Está nos faltando um sistema operacional. Posso dizer que teria muito sentido para nós buscar distribuir e apoiar o Linux - acrescentou.
Como já acontece com a IBM, a Oracle contaria com o Linux como uma plataforma capaz de compensar o peso do Windows, da Microsoft, na oferta de sistemas para computadores pessoais e corporativos.
Escalada internacional do embate entre Moraes e direita evoca sanções inéditas ao juiz
Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026; acompanhe o Entrelinhas
Congressistas dos EUA votam proposta que pode barrar entrada de Moraes no país
Mudanças em ministérios indicam guinada do governo para petismo ideológico
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast