A apresentadora de televisão Ana Maria Braga foi considerada a 5.ª brasileira mais influente no Linkedin: seu artigo mais acessado na rede teve 300 mil visualizações.| Foto: Projac/Simone Marinho

O Linkedin listou seus usuários mais influentes em 2016. Maior rede social profissional do mundo, cuja base de cadastros registrou recentemente um crescimento de 25%, o Linkedin elencou os perfis que geraram maior engajamento nos últimos 12 meses.

CARREGANDO :)

Siga a Gazeta do Povo no Linkedin

No Brasil, a rede conta com aproximadamente 23 milhões de usuários e o país tem o terceiro maior contingente de profissionais registrados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Aqui, o economista Ricardo Amorim liderou o ranking dos “influencers” – título criado pela companhia na elaboração da listagem.

Publicidade

Para calcular o índice de influência e premiar seus mais importantes nomes, o Linkedin levou em conta o engajamento gerado pelos usuários, o aumento do número de seguidores, a quantidade de vezes que a pessoa foi destacada em algum canal da empresa e a diversidade de assuntos e vozes.

Realizada pela primeira vez, a lista brasileira também conta com os empresários Walter Longo, presidente e CEO do Grupo Abril, e Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, e a apresentadora Ana Maria Braga.

Confira o ranking completo:

1.Ricardo Amorim

Economista, apresentador do programa Manhattan Connection e presidente da Ricam Consultoria

Com artigos sobre economia, política, sociedade e carreira, Ricardo Amorim publica sempre materiais de linguagem simples. Seu texto mais importante durante o ano foi divulgado na virada de 2015 para 2016 e teve quase 150 mil visualizações. Em “Vem surpresa boa por aí”, o economista fez projeções para o Brasil para os próximos meses e avaliou os anos anteriores.

Publicidade

2. Walter Longo

Presidente e CEO do Grupo Abril

Seu conteúdo se concentra nas áreas de empreendedorismo, comunicação, marketing, inovação e universo digital. Em fevereiro, seu artigo “Você é um realizador ou um relacionador” foi amplamente compartilhado, alcançando mais de 15 mil visualizações. O texto falava sobre as diferenças entre o profissional de perfil técnico e prático e aquele focado em relacionamentos dentro das organizações.

3. Viviane Senna

Presidente do Instituto Ayrton Senna

Além de escrever sobre educação e os desafios do terceiro setor, Viviane nunca deixa de falar sobre o legado de seu irmão Ayrton Senna. Entre seus materiais de maior alcance e engajamento está o texto “Por que a Educação ainda não chegou ao Século 21?”, publicado em março. O artigo, que menciona as deficiências na educação atual, teve quase 7 mil visualizações.

4. Marco Gomes

Especialista em startups e tecnologia

Publicidade

“A quem interessa uma classe média que não se vê como pobre?”. A questão polêmica foi o título do texto mais acessado de Marco Gomes em 2016. O artigo teve mais de 70 mil views. Segundo o Linkedin, Marco é um dos principais fenômenos do empreendedorismo tecnológico brasileiro, e escreve sobre startups de tecnologia, capitalismo responsável e responsabilidade social.

5. Ana Maria Braga

Apresentadora na Rede Globo

Dicas motivacionais e experiências de vida são o foco da apresentadora Ana Maria Braga em seu perfil no Linkedin. Seu artigo mais acessado em 2016 superou a marca de 300 mil visualizações e duas mil interações, entre comentários e feedbacks positivos. Em “Eu quero é ser de verdade”, Ana fala sobre a importância da gratidão, da gentileza e da empatia.

6. Adriana Machado

Membro do Conselho em América Solidária US

Os artigos de Adriana perpassam inúmeros temas: liderança, desenvolvimento sustentável, consciência & “mindfulness”, ética, propósito, interdependência, criatividade e inovação. Seu texto destaque foi divulgado em março e obteve quase 6 mil visualizações. Em “Com propósito, por favor”, a especialista fala sobre a importância de se ter um propósito em mente para atingir qualquer objetivo.

Publicidade

7.Luiza Trajano

Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza

Uma das líderes mais respeitadas do Brasil, Luiza Helena Trajano é uma das personalidades mais influentes no mundo dos negócios e esse prestígio também pode ser notado na internet. Em seu perfil profissional, a empresária compartilha visões relacionadas ao mundo corporativo, negócios, inspirações, empreendedorismo e sobre o Brasil. O editor associado do Linkedin Guilherme Odri destaca o texto “Medalha de ouro para a autoestima brasileira” como o melhor de Luiza em 2016.

8. Sofia Esteves

Fundadora do Grupo DMRH e Cia de Talentos

Com foco em carreiras, a especialista em gestão de pessoas e fundadora de um dos maiores grupos de recrutamento da América Latina também publica materiais sobre liderança, inovação e educação corporativa. Em “O perfil do líder capaz de gerir equipes de alto desempenho”, Sofia fala sobre as principais tendências discutidas no Congresso Nacional de Recursos Humanos. O texto teve mais de 38 mil views.

9. Gustavo Caetano

CEO da Sambatech

Publicidade

A maioria de seus artigos oferece lições por meio de suas experiências profissionais. E, como Gustavo é CEO de uma das mais conceituadas startups do Brasil, seu material tende a ser bastante inspirador e ter ampla adesão – sobretudo de quem quer empreender. No texto “O povo só vê as pingas que eu tomo, mas ninguém vê os tombos que eu levo!”, o empresário conta um pouco de sua história e refuta a crítica de uma pessoa que o chamou de “empreendedor de palco” querendo dizer que ele fala muito e faz pouco.

10. Chieko Aoki

Fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels

Chieko é uma das mais admiradas empresárias brasileiras e, em seu Linkedin, escreve sobre economia, carreira e políticas empresariais. Em fevereiro, ela publicou o artigo “Você anda satisfeito? É hora de repensar seus limites”, no qual falou sobre a importância de planejar a vida profissional. O conteúdo ultrapassou 8 mil visualizações.