• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo

Em Curitiba desde 2008, a Faculdade Estácio de Sá emprega 160 pessoas, entre funcionários e professores. Tem 2.722 estudantes matriculados e oferece nove cursos de graduação. No ano passado ampliou o atendimento à comunidade feito pela Empresa Júnior e pelo Núcleo de Prática Jurídica, onde os alunos praticam suas profissões e prestam serviços. Quem conversou com a repórter Taiana Bubniak sobre os planos para 2012 foi a diretora da Estácio, Sheyla Coraiola (foto). Um dos investimentos que ela antecipa é a distribuição de tablets com material didático.

Quais foram as principais mudanças na instituição em 2011?

Nós ampliamos alguns espaços, como o Núcleo de Prática Jurídica e a Empresa Júnior. Antes, esses dois projetos funcionavam em espaços pequenos, dentro do câmpus. Alugamos uma casa para abrigar estes serviços, uma vez que o aprendizado dos alunos está atrelado ao oferecimento de assessoria jurídica e administrativa para a comunidade.

E para 2012, como está o planejamento?

Acredito que a principal mudança para 2012 será o oferecimento do material didático para os alunos de Direito e Engenharias por meio de um tablet, sem nenhum custo adicional. A estratégia do marketing, que visa a nos trazer mais alunos, também reflete uma preocupação com a sustentabilidade – porque esse material era distribuído como impresso – e também como avanço tecnológico, pois é um esforço para inserção digital dos nossos estudantes.

Como a Estácio procura se diferenciar no mercado?

O primeiro ponto e mais evidente é o oferecimento de parte do material didático para os alunos matriculados. Além disso, fazemos constantes pesquisas quantitativas e qualitativas, com alunos e funcionários, com a finalidade de garantir a qualidade de ensino e atendimento para todos. Nossas pesquisas de satisfação fazem com que possamos enxergar quais são os pontos com falha e, dessa forma, melhorar o serviço. Também temos investido muito na capacitação dos professores, patrocinando eventos e incentivando a educação continuada.

* * * *

Mais perto do mar

Em dois anos, o número de funcionários da fábrica da Aker Solutions na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) saltou de 360 para 1,3 mil. E o uso da capacidade instalada da empresa – que fabrica equipamentos para a exploração submarina de petróleo – chegou ao limite. Por isso, a companhia estuda aumentar em 30% o tamanho de seu parque industrial. Mas os planos vão além disso; mais especificamente, serra abaixo.

A Aker também planeja erguer, em algum ponto do litoral, uma unidade de montagem e instalação dos equipamentos fabricados na CIC, que podem pesar até 290 toneladas. Isso porque o custo de transportar os equipamentos já montados para o litoral – onde eles são embarcados em direção a campos de petróleo – é muito alto.

O Paraná está cotado para receber a nova unidade, mas não está sozinho: Santa Catarina também está no páreo. Resta saber que peso terão, na decisão da empresa, as dificuldades de licenciamento ambiental no litoral paranaense – que malograram o projeto da também norueguesa Subsea 7 em Pontal do Paraná.

Incentivo

A Rede de Hotéis Deville investiu cerca de R$ 300 mil em programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários, nos últimos meses. Além do aperfeiçoamento técnico e desenvolvimento comportamental, a empresa incentiva a atração e retenção de talentos. Em um ano o projeto "Líderes do Futuro" teve 3.264 participações e totalizou 14.640 horas de atividades.

A rede paranaense tem dez unidades no Paraná e mais cinco estados. São 1.551 acomodações e cerca de mil funcionários.

Adiamento

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, enviou ofício à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, solicitando que ela interceda para o adiamento da data de início da Escrituração Fiscal Digital do PIS/Cofins. O calendário para que as empresas passem a utilizar o novo sistema de registro referente a essas contribuições tem início previsto para fevereiro de 2012. Caso não cumpram a nova obrigação, as companhias estão sujeitas a multas mensais de R$ 5 mil, independentemente de seu porte.

Parceiros

A Positivo Informática ampliou rede de revendedores de seus computadores e chegou à marca de 2,2 mil parceiros em mais de 400 cidades de todo o país. Os parceiros dispõem de um portal exclusivo na internet, que permite comprar ou intermediar vendas diretamente, com opções variadas de pagamento e financiamento.

Procon-PR renegocia dívidas de consumidores

Em um ano de funcionamento, a Central de Resolução do Procon-PR atendeu 8.058 consumidores superendividados. Quase 10% – 793 casos – dos atendimentos foram para renegociação de dívidas com as cinco instituições financeiras que participam do projeto; Banco do Brasil, Grupo BMG, Grupo Bradesco, Grupo Itaú/Unibanco e Grupo Santander.

Desses, 391 atendimentos (ou 49,3%) foram bem sucedidos, com renegociações de dívida que chegaram a 95% de desconto para pagamento a vista.

Alerta do Sebrae

Os 90 mil empreendedores individuais formalizados no Paraná devem entregar até 20 de fevereiro sua Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). A partir dessa data, os empreendedores faltosos não poderão emitir a Guia de Recolhimento dos tributos, ficando inadimplentes e pagando multas e juros pelo atraso nos pagamentos.

O Empreendedor Individual é uma categoria criada e incluída no Simples Nacional, regime simplificado de pagamento de tributos que beneficia micro e pequenas empresas. O sistema unifica o recolhimento de seis tributos federais, do ICMS, destinado aos estados, e do Imposto sobre Serviços (ISS), que é municipal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]