Fenômeno
108 mil videoclipes da maior banda de rock de todos os tempos, The Beatles, estão à disposição no maior site de vídeos da web. Para encontrá-los é melhor detalhar a busca com o nome da canção a ser ouvida/assistida.
Rio de Janeiro Outro dia mesmo, a mídia norte-americana voltou a questionar o futuro do rock, alalisando a queda no consumo de CDs e mais sintomático a diminuição de público que vai a shows do gênero. Mas, como cantou um dia Neil Young, "hey hey, my my, rock and roll will never die". Sexta-feira passada celebrou-se o dia mundial desse estilo de música e, se por um lado é verdade que ela está cinqüentona, por outro não há contraponto mais visceral à música eletrônica que viceja hoje. E, na internet, o rock and roll está bem longe de ir para a UTI. No YouTube, agora com versão em português (www.youtube.com.br), é possível encontrar vídeos de quase todas as bandas que se possa imaginar. Tudo bem, a era do videoclipe já se consolidou desde os anos 80 (já era até criticada em 1984 no hit "Radio Ga Ga", do Queen), quando nasceu a MTV, em 1981. Mas quem curtiu o rock dos anos 50, 60 e 70 e sempre teve vontade de ver aquelas bandas em vídeo nem sempre teve essa oportunidade até a chegada da internet banda larga.
É difícil não encontrar o que se quer no YouTube. Basta lembrar de um pedaço do título da música. Por exemplo, "a better way" + "Status Quo" resulta em vários vídeos de "Is There a Better Way", da veteraníssima e hoje decadente banda de hard rock inglesa. Inclusive trechos de um antigo "Rock Concert", da Globo.
Outra banda dos anos 70 que fez muito sucesso nas pistas brasileiras na época Bachman-Turner Overdrive está presente com seu hit "Hold Back the Water" (cantada em terras tupiniquins com termos impublicáveis), de 1973. Mas há mais músicas (digite "BTO"), como "Takin care of business", "You Aint Seen Nothin Yet", "Roll on Down the Highway" e um medley no Ano-Novo de 1977.
Outras bandas dos anos 70 estão lá. Mas cuidado, pois esse grupo é formado por clássicos e pelo que há de pior no metal farofa (estilo que nos Estados Unidos ganhou o nome de "hair metal"): Deep Purple (tem clássicos como "Child in Time", "Highway Star", "Lazy" e até "Hush", gravada com a primeira formação da banda, com Rod Evans nos vocais e Nick Simper no baixo); Whitesnake (tem vídeos de todas as formações, desde aquela com Jon Lord e Micky Moody até a mais turbinada, com músicos americanos); e Kiss (há desde "Deuce" num "In Concert" de 1975 até trechos de shows da formação atual).
Se o usuário for para os anos 50 e 60, não ficará decepcionado. O primeiro vinil de rock estrangeiro no Brasil, um "Os Grandes Sucessos de Bill Haley e seus Cometas" aparece no portal em cenas de filmes e especiais para a tevê, com "Rock Around the Clock", "See you Later Alligator", "Razzle Dazzle", "Rip It Up", "Rock-a-beatin Boogie" e outras. Jerry Lee Lewis, cognominado "The Killer" no auge de seu sucesso, comparece em apresentações vibrantes de "Great Balls of Fire" e "Whole lotta Shakin Going On". E Chuck Berry, o homem que influenciou de Eric Clapton a Keith Richards? Só da música "Johnny B. Goode" há dezenas, quiçá centenas de vídeos (um deles reúne Chuck com John Lennon digite "Johnny B Good by Chuck Berry and John Lennon"). Mas há também "Roll over Beethoven", "Reelin and Rockin", "Back in the USA" e outras. Buddy Holly, que partiu desta para melhor num acidente de avião em 1959, tem vídeos de "Peggy Sue", "Thatll Be the Day" e "Oh Boy", entre outros; Little Richard canta "Long Tall Sally", "Lucille" e, claro, "Tutti Frutti". Tem ainda "Chantilly Lace", com o Big Bopper. Por fim, há o Rei: Elvis Presley, em seus inesquecíveis vídeos de "Hound Dog", "Jailhouse Rock", "Heartbreak Hotel"... São listados mais de 26 mil vídeos com o cantor como tema.
Beatles
Isso não é nada perto dos 108 mil dedicados aos Beatles. Há trechos de shows e apresentações de tevê em todos os lugares do mundo, dos EUA à Austrália, passando pela Europa. Num deles Paul McCartney canta "Long Tall Sally". No caso dos Fab Four, melhor associar o nome da banda a canções específicas para achar resultados mais rápido "Yesterday", "Get Back", "Revolution", "Cant buy Me Love" e por aí vai.
Muitos outros nomes podem ser lembrados nessa busca madrugada afora. The Doors ("When the Musics Over", "Light my Fire"), Janis Joplin ("Ball and Chain", "Summertime"), Jimi Hendrix, Rory Gallagher, The Who, Richie Valens, Fats Domino, The Rolling Stones... E também há vídeos em outros locais, como We Show, Yahoo! Video e assim por diante. Entretanto, o YouTube ainda é a melhor fonte.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast