Para o proprietário do imóvel, o aluguel é uma forma de garantir uma renda extra. Já para quem aluga, representa a possibilidade de ter um lar para chamar de seu, seja ele temporário ou definitivo. Mesmo sendo uma relação que traz benefícios para ambas as partes, a locação costuma ser um ambiente propício para o surgimento de problemas de convivência entre locadores e locatários.
Conheça as principais fontes de conflitos entre locadores e locatários
Conflitos nas questões relacionadas à devolução do imóvel e ao pagamento das taxas de condomínio lideram os motivos de brigas entre as partes. Elaine Gonzaga, diretora do Grupo Gonzaga, diz que a maioria dos conflitos acontecem quando o aluguel é fechado diretamente pelo proprietário, sem o intermédio de uma imobiliária. "A administradora realiza este meio de campo. É melhor ter uma relação profissional do que uma de mais contato, que perde a objetividade do negócio", explica.
A diretora administrativa de locação da Apolar Imóveis, Dâmares Moraes, acrescenta que para prevenir discordâncias é essencial que tudo esteja bem claro no contrato, principalmente as obrigações do inquilino e do proprietário sobre as questões relacionadas ao imóvel, e que o bom senso prevaleça. "Locação é como casamento, a parceria precisa ser boa para que tudo dê certo", compara.
Conheça os principais conflitos entre locadores e locatários
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast