A OSX, empresa de construção de navios e plataformas do grupo EBX, descartou nesta quinta-feira (4) pedir recuperação judicial, conforme vinha sendo especulado no mercado. Após notícias sobre uma possível recuperação judicial, a empresa que foi mais afetada pelos problemas da petroleira OGX negou as especulações em documento pedido pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Nele, afirmou que, apesar da recuperação "tratar-se de uma possibilidade legal disponível a qualquer empreendedora. Por parte da OSX, a diretoria da companhia não tem a intenção de utilizar-se de tal proteção legal para esta subsidiária", explicou.
Segundo a OSX, a rotina de gestão financeira da companhia inclui o equacionamento de dívidas de curto prazo, cujo cronograma de vencimentos vem sendo quitado ou reescalonado. "A OSX esclarece que seu perfil de endividamento é compatível com seus projetos e é substancialmente de longo prazo", afirmou no comunicado.
A empresa lembrou ainda, que em fato relevante no dia 17 de maio anunciou ao mercado que implantaria um novo plano de negócios, que significa, na prática, a redução das obras do seu estaleiro no Porto do Açu, projeto da co-irmã LLX (logística).
As obras agora serão limitadas a atender os contratos já firmados com seus atuais clientes, como a Petrobras, cujo contrato prevê a construção de alguns módulos e integração de duas plataformas tipo FPSOS (de produção e armazenagem), além de um navio PLSV para a Sapura, "o que indica que o estaleiro não é totalmente dependente das demandas da OGX", afirmou em nota.
Origem
Quando foi criada, a OSX foi anunciada por Eike como a empresa que iria construir as plataformas da OGX. Se tivesse espaço em seu estaleiro, também poderia atender a terceiros, fazia questão de dizer na época o empresário. Com a crise da OGX, que cancelou as encomendas de plataformas por falta de produção, a OSX buscou outras empresas, recebendo encomendas da Petrobras.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast