A OSX, empresa da indústria naval do grupo EBX, de Eike Batista, informou nesta segunda-feira (16) que recebeu licença de operação para começar as atividades no estaleiro do Açu, localizado no norte do Rio. A autorização foi dada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A companhia informou que a operação do estaleiro será iniciada com a construção de módulos e integração de duas unidades de produção de petróleo para a Petrobras, a P-67 e P-70.
"As atividades estarão concentradas na área do cais norte, com capacidade para montagem de dezenas de módulos e de integração simultânea de dois FPSOs [navios-plataformas de produção e estocagem de óleo] de grande porte", informou em nota.
As obras da unidade de construção naval do Açu começaram em julho de 2011. A autorização é referente à fase 1 da unidade.
A companhia passa por um plano de enxugamento de custos desde que a OGX, petroleira do grupo, desistiu de investimentos adicionais em quatro campos de petróleo em julho. A empresa naval teve cinco encomendas canceladas e ficou com duas plataformas ociosas.
Entre as ações em andamento estão a reavaliação dos contratos de prestação de serviço e adequações no quadro de colaboradores próprios e terceiros.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast