Mata de São João (BA) Três anos depois da última edição, a montadora de tratores e colheitadeiras New Holland voltou a realizar o evento em que reúne toda a sua rede de concessionários da América Latina para apresentar lançamentos e discutir estratégias. A retomada do chamado "Dealer Meeting", no último fim de semana, foi uma espécie de "volta triunfal": no badalado complexo turístico de Costa do Sauípe, no município baiano de Mata de São João, a divisão latino-americana da companhia que tem sede em Curitiba apresentou de uma só vez 11 novos modelos de máquinas agrícolas, anunciou a contratação de funcionários e divulgou animadoras projeções para o mercado brasileiro. Aproximadamente 150 distribuidores de 26 países participaram do evento.
Nos últimos dois anos, a forte crise enfrentada pelo agronegócio brasileiro levou a New Holland a desistir de realizar o evento. Mas as declarações dos executivos da empresa no sábado e no domingo comprovam que o otimismo voltou a reinar sobre o setor agrícola. "O mercado de máquinas deve fechar este ano com aumento de 40% sobre 2006. Para o ano que vem, esperamos um novo crescimento, de pelo menos 10%", disse o vice-presidente comercial da New Holland na América Latina, Francesco Pallaro.
Anunciada no sábado, essa estimativa é mais uma das sucessivas revisões feitas pela companhia desde o ano passado, e demonstra que seu ânimo melhora a cada novo balanço. Em setembro de 2006, Pallaro chegou a dizer que seria ótimo se não houvesse nova queda nas vendas em 2007. Três meses depois, a expectativa já era de um crescimento de 10% e, em maio deste ano, passou a 25%. Agora, a companhia já fala em 40%.
Os resultados parciais do ano são ainda melhores: de janeiro a setembro, a New Holland vendeu 4,8 mil tratores e 475 colheitadeiras, com aumentos de 54% e 126%, respectivamente, sobre o mesmo período de 2006, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em ambos os casos, o avanço é superior à média do mercado.
Contratações
O executivo italiano disse que, neste ano, a empresa contratou 540 funcionários para a fábrica da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que agora tem 1.750 trabalhadores. Sem definir um prazo, Pallaro disse que o total de novos contratados deve chegar a 700 ou seja, mais 160 pessoas devem ser chamadas nos próximos meses. Com isso, a unidade paranaense terá um quadro de 1,9 mil trabalhadores, pouco menos que os 2,1 mil funcionários que chegou a empregar no início da década.
Assim como no caso das vendas, o anúncio de contratações é mais otimista que as expectativas divulgadas anteriormente. Trata-se de uma mudança considerável para uma fábrica que, entre 2005 e 2006, demitiu mais de 400 pessoas e concedeu dois períodos de férias coletivas aos funcionários, chegando inclusive a interromper a produção de colheitadeiras por falta de demanda.
A New Holland entrou no mercado brasileiro em 1973, importando colheitadeiras da Bélgica. Dois anos depois, construiu sua fábrica na CIC, que hoje é a terceira maior entre as 21 que a marca tem no mundo e a única que produz tratores e colheitadeiras.
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