Tabletes, ovos e até uma caixa de bombons estão mais "leves" na Páscoa deste ano. No levantamento específico de preços feito pelo Procon-PR neste mês com 217 produtos de chocolate, a Gazeta do Povo constatou que 17 itens podem ter mudado de peso em 2014 na comparação com o ano passado. Desses, 15 estão com gramas a menos a variação foi de 0,93% a 16,6% menos chocolate. A maioria dos produtos vinha se mantendo com o mesmo peso desde 2012, segundo o levantamento do Procon-PR feito com base no estoque disponível no varejo de Curitiba.
Veja alguns dos produtos mais leves desta páscoa
A redução no peso de produtos pela indústria é uma prática legal, desde que siga as regras de uma portaria baixada pelo Ministério da Justiça em 2002. A norma estipula que a redução de preço precisa ser proporcional à do peso e que o alerta deve ser impresso na embalagem por no mínimo 90 dias.
A regra, porém, não trata abertamente de produtos sazonais, vendidos apenas em certa época do ano. "A fábrica não é obrigada a vender produtos sazonais da mesma forma que no ano anterior. Mudam a embalagem, algo da receita. Não existe base comparativa e isso dificulta mesmo a pesquisa de preços", afirma Maria Inês Dolci, da associação de defesa dos consumidores Proteste.
O Procon-PR informou não ter registrado nos últimos anos qualquer reclamação de consumidores sobre o peso de itens de Páscoa. Responsável por checar se o peso dos produtos coincide com o impresso na embalagem, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) alerta que a numeração informada pelos fabricantes de ovos de Páscoa é pouco significativa como métrica. "É preciso estar atento ao peso do produto e não à referência, que pode variar de fabricante para fabricante", avisa o gerente de fiscalização de pré-medidos, Sérgio Camargo.
Embalagem
Das quatro marcas responsáveis por produtos de chocolate que variaram o preço desde 2013, apenas a Lacta manteve os alertas para a Páscoa de 2014. A fabricante alterou (para menos) o peso de dez produtos, entre ovos, tabletes e caixas de bombons.
A Garoto, que reduziu cinco tabletes de chocolate, sustenta que informou o consumidor sobre a mudança no prazo estipulado pela portaria. De acordo com a marca, a mudança na produção ocorreu no fim de 2012.
Já a Nestlé argumenta que a caixa de Miniovos Especialidades que, pela comparação, passou de 180 gramas para 236 gramas entrou em 2014 como um produto "completamente novo", o que impediria comparações.
Mais pesados
A Ferrero Brasil, responsável pela marca Kinder Ovo, aumentou em 2014 o peso de dois produtos entre os 20 pesquisados pelo Procon-PR. O Chocolate ao Leite com Surpresa Kinder Natoons dobrou de peso, antes de 20 gramas. Em compensação, está 20% mais caro. Já o ovo Kinder Natoons com filhote de pelúcia aumentou 20% até chegar aos 150 gramas. Também foi reajustado em 2,5%.
ErrataO texto da reportagem foi modificado em 19/05/2014 depois que o Procon-PR corrigiu a tabela de preços de ovos de Páscoa pesquisados em 2013 com base em pedido da empresa Lacta. Segundo a fabricante, a barra de chocolate Bubbly não sofreu alteração de preços no período. A informação foi diferente da apresentada à Gazeta do Povo durante a apuração das informações, quando a empresa não questionou a tabela.