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Paccar/Daf vai investir R$ 342 mi no Paraná

Ponta Grossa - A norte-americana Paccar vai investir R$ 342 milhões no Paraná para a fabricação de caminhões da marca ho­­lan­­desa Daf. A primeira unidade da montadora no Brasil será construída em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e será inaugurada até o fim do primeiro semestre de 2013. O protocolo de intenções foi assinado ontem na prefeitura de Ponta Grossa pelo governador Beto Richa; pelo presidente da companhia, o mexicano Marco Antonio Davila; e pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho.

Com capacidade para produzir até 20 mil unidades por ano, a Paccar/Daf quer conquistar uma fatia de 10% do mercado brasileiro. A fábrica será construída às margens da rodovia PR-151, numa área de 500 hectares, e recebeu incentivos do governo estadual por meio do programa Paraná Competitivo. A Paccar/Daf avaliou estados do Sudeste e Sul. "Escolhemos Ponta Grossa pela proximidade com fornecedores, com a mão de obra, com o Porto de Paranaguá e com as universidades e as escolas técnicas", definiu Davila.

O país tem hoje nove montadoras de caminhões, que pro­­duziram em 2010 191,6 mil unidades – 57% a mais que 2009, conforme balanço da Associação Nacional dos Fabri­­cantes de Veículos Auto­motores (Anfavea). A Paccar/Daf será a segunda fábrica de caminhões no estado. A Volvo, que tem 12% do mercado nacional, está instalada em Curitiba desde 1978.

Mão de obra

A fábrica da Paccar/Daf vai gerar 500 empregos diretos. Para evitar um apagão de mão de obra, o Serviço Nacio­nal de Aprendizagem Indus­trial (Senai) de Ponta Grossa vai concluir em breve a am­­pliação de suas instalações em 70% – a expectativa é chegar a 30 mil matrículas em cursos técnicos no ano que vem. "Hoje a mão de obra é bastante escassa", afirma o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal) em Ponta Grossa, José Lívio Burda.

Investimentos

Sem dar detalhes, o governador Beto Richa disse que novos investimentos no setor automotivo são esperados. "Além da Paccar em Ponta Grossa e da Caterpillar em Campo Largo, estamos em negociação com a BMW, a Nissan e a Renault. A Volks­wagen também está interessada em abrir uma nova fábrica ou ampliar a que já tem no estado", afirmou.

O economista da Fede­ração das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) Jerri Chequin lembra que os setores automotivo e metal-mecânico estão na terceira e quarta colocações na geração de riquezas no estado. Se depender da Paccar/Daf, os setores serão ampliados. Conforme Davila, apenas o motor do Daf será importado da Holanda. "Vamos usar os fornecedores brasileiros", afirma.

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