O novo pacote de concessões de logística a ser lançado em breve pelo governo federal não deve incluir obras de novas ferrovias, pelo menos em um primeiro momento, e vai se concentrar em aeroportos e rodovias, informaram três fontes do governo federal a par do assunto.

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O governo ainda não conseguiu tirar do papel concessões de 11 mil quilômetros de novas ferrovias lançadas em 2012 por Dilma por não ter conseguido estabelecer um modelo considerado seguro e atrativo pelos investidores. Segundo uma das fontes ouvidas, o novo pacote não deve conter ferrovias porque ainda não existe consenso sobre o modelo a ser adotado.

O plano de concessões em logística é a aposta do governo federal para aumentar o nível de investimentos do país e fomentar a economia em um momento de baixa atividade.

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As novas concessões, principalmente as de aeroportos, que cobram outorgas dos vencedores, também podem ajudar o governo a atingir sua meta fiscal para o ano.

Uma das fontes ouvida afirmou, porém, que o plano de concessões deve incluir algum trecho da ferrovia Norte-Sul entre Tocantins e São Paulo que já esteja concluído ou com a obra adiantada.