O novo pacote com medidas de estímulo à indústria, anunciado na manhã desta terça-feira (3) pelo governo da presidente Dilma Rousseff, pode ajudar a melhorar o desempenho da produção industrial nas próximas leituras da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física. A avaliação é de André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Toda medida que visa incentivar a produção tem reflexos positivos, não só dentro daqueles segmentos (beneficiados), mas da indústria como um todo, visto que, em outros momentos, medidas de incentivo como a redução de tributos acabaram por causar impacto positivamente", lembrou Macedo.
"Por esse resultado da pesquisa (PIM-PF) em fevereiro, a gente consegue observar já alguns sinais positivos, por exemplo, dos eletrodomésticos da linha branca, à medida que a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), favorecida no final do ano passado, mostra algum reflexo positivo nesse início de 2012", afirmou.
Os eletrodomésticos da linha branca, fogões, máquinas de lavar e refrigeradores, foram beneficiados pela redução de IPI no final de 2011. Como resultado, esse subsetor da linha branca reverteu uma tendência de queda na produção, passando de um recuo de 0,8% no quarto trimestre de 2011 para uma expansão de 7,3% na produção acumulada apenas em janeiro e fevereiro.