Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Expectativa

Padilha diz que proposta para compensar desoneração deve ser definida nesta terça

Padilha diz que proposta para compensar desoneração deve ser definida nesta terça (2)
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que compensação da desoneração deve ser definida nesta semana. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.)

Ouça este conteúdo

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o governo pretende definir nesta terça-feira (2) a proposta para compensar a desoneração da folha de pagamentos dos 17 setores da economia e de municípios com até 156 mil habitantes.

Nesta segunda (1º), Padilha disse que discutirá o tema em uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com o líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA).

Os senadores avaliam uma série de medidas para a compensação. O senador Efraim Filho (União-PB) será o responsável por apresentar o projeto de lei com as propostas escolhidas. Wagner será o relator do texto.

“A gente quer construir uma reunião amanhã à noite para fechar o relatório com o senador Jaques Wagner junto com o presidente Pacheco”, afirmou Padilha após sair do Ministério da Fazenda.

Pacheco declarou que pretende votar a compensação no Senado antes do recesso parlamentar. A Câmara dos Deputados também precisará aprovar a medida. O recesso começa oficialmente no dia 17 de julho.

Impasse sobre a desoneração

O governo estima que a manutenção da desoneração custará R$ 26,3 bilhões em 2024. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu 60 dias para o Executivo e o Congresso encontrarem uma solução para a compensação.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tentou compensar a desoneração com a medida provisória que limitava a dedução de créditos de PIS/Cofins para empresas. O texto enfrentou resistência de empresários e parlamentares.

Após a pressão, Pacheco devolveu parte da MP ao governo, fazendo com que ela perdesse a eficácia. Agora, os senadores buscam alternativas com o governo para estabelecer a compensação da desoneração dentro do prazo definido pelo Supremo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.