O critério de classificação de consumo é uma padronização que permite comparar pesquisas feitas por empresas diferentes, em variados locais. A padronização foi formulada em 1970 e desde 1997 passa por revisões. A última delas entra em vigor no ano que vem (veja matéria abaixo). O método é adotado pelas empresas para definir o público de lojas, programas de televisão, publicações etc. "É uma ferramenta importante para saber a penetração de um produto em determinada classe econômica. Ela consegue traçar bons padrões de consumo", diz o coordenador do MBA de Gestão Empresarial da Unifae, Marcos Kahtalian. Para Eduardo Terra, professor do Programa de Administração do Varejo (Provar) da Universidade de São Paulo, o uso do Critério Brasil depende da intenção da pesquisa em segmentar o mercado. "No Provar, preferimos dividir a população em alta, média e baixa renda. Para evitar distorções, conforme o público que vamos estudar, fazemos a pesquisa no local onde a população já está segmentada, como um clube ou um terminal de ônibus."

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