Começa nesta segunda-feira (6) a distribuição dos cerca de 600 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Curitiba, cujo pagamento à vista (até o dia 10 de fevereiro) dá desconto de 6%. Todos os boletos devem ser entregues nas próximas duas semanas. Neste ano, o imposto teve reajuste de 5,77%.
Há a possibilidade de parcelar o valor em 10 prestações, desde que elas não sejam de menores do que R$ 10. O pagamento feito depois do vencimento terá juros de 1% ao mês e de 0,33% ao dia, com limite de 10%. A primeira parcela deve ser paga nos bancos credenciados até 21 de fevereiro.
Segunda via
Quem não receber o carnê até o dia 20 de janeiro deve solicitar a segunda via no portal da Prefeitura. O documento também pode ser requerido pessoalmente nas Ruas da Cidadania ou no prédio central da Prefeitura, no Centro Cívico.
Reajuste
O reajuste de 5,77% é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) índice que mede a inflação acumulado nos últimos 12 meses, segundo medição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Então, teoricamente, não houve aumento real na taxa cobrada. A correção pela inflação aconteceu em Curitiba nos últimos oito anos.
Segundo a prefeitura, a estimativa de arrecadação para este ano é de R$ 485 milhões, que representaria aumento de 8% na comparação com 2013.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast